O órgão (organon)
1. categorias
2. a interpretação
3. analítica primeiro
4. posterior analítica
5. tópico
6. refutações
Sofisticado
Plano
Teoria do significado e os símbolos
Teoria da proposta
Teoria da argumentação
indução
dedução
Diagramas de Venn
A significância
"Os sons de voz são símbolos estados de alma e as palavras escritas de símbolos emitidos pelas palavras de voz. E assim como a escrita não é o mesmo em todos os homens, as palavras faladas não são não é o mesmo, embora a estados a alma em que estas expressões são os sinais são idênticos em todos os imediata, como o são também as mesmas coisas estes estados são as imagens"(Interpretação, eu16-A)
"Não é possível levar em discussão as coisas em si, mas, em vez de coisas que precisa usar seus nomes como símbolos "
(Refutações sofisticados, 1, 165A)
Teoria da proposta
Para juiz, não é suficiente para empregar palavras isoladas: elas devem ligar para eles,para obter uma afirmação (apophanseis) As propostas podem ser obtidos simples ou complexa Uma proposição simples é sempre composta de dois elementos: o sujeito (hupokeimenon) e o predicado.
O que a proposta diz alguma coisa, é sobre isso o que se diz do sujeito, o predicado que há duas maneiras para julgar:
A afirmação (kataphasis) é a crítica que o predicado pertence ao sujeito.
Negação (apófise): alguém nega que o predicado pertence ao sujeito.
Aristóteles distingue as ciências teóricas (primeira filosofia, teologia e ontologia, matemática, física), prática (ética e política) e poesia (que lidam com produção e da tecnologia nas várias artes e ofícios). Não é fácil de corrigir um lugar para a lógica na classificação: é em certo sentido, uma arte e uma técnica de discurso verdadeiro, mas as suas implicações para a verdade e fazer com que seja como uma disciplina teoria, cuja participação é metafísica. Lógica de Aristóteles é a doutrina do Logos (palavra que significa que as palavras, fala e razão). Ela está exposta em diversos tratados juntos sob o nome de Organon (a ferramenta por excelência filosófica), que oferecem uma análise em profundidade do que constitui a diferença específica do homem: a palavra. Na verdade Aristóteles define o homem como "a vida que tem a palavra." Quanto à palavra lógica é aquela que se preocupa em "fazer manifestar o que é." Portanto, é provável que receba um valor de verdade: verdadeiro ou falso. Compete, portanto, dentro do juízo, não sentimentos levados em consideração pelos modos de discurso como retórica estudada ou a Poética.
O raciocínio dedutivo
Nos dois primeiros tratados do Organon, as categorias e na interpretação, a verdade fala provável é definida como a atribuição de um predicado a um sujeito. Sua estrutura, portanto, tem um nome afirmando que está sendo discutido (o sujeito) e um verbo que denota o que se diz do sujeito (o predicado). Em qualquer julgamento na forma de "Sócrates é mortal", a união de sujeito e predicado ("atributo") é feita pela cópula: o verbo "ser". Os dois termos juntos e envolvem um significado característico do verbo "ser". Esses significados de "estar" envolvido em formas de pregação, são as categorias.
Os primeiros Analytics eo posterior estudando raciocínio dedutivo, o "silogismo" e suas muitas faces. Esta forma de raciocínio é a deduzir, duas proposições dadas assumiu verdadeira (as instalações), uma terceira proposta, que é rigorosamente o resultado, não houve outras propostas têm sido implicados. Por exemplo, as duas premissas: "Todos os homens são mortais" (proposição maior do silogismo) e "Agora, Sócrates é um homem" (proposto menor) deve seguir a conclusão: ". Portanto, Sócrates é mortal" formas possíveis o silogismo (suas "figuras") são estudadas sistematicamente por silogístico: ele isola os vários tipos de propostas que possam estar envolvidos. Esta tipologia é particularmente com base na significância quantitativa - universal, particular ou singular - propostas, mas também em termos de compreensão e estendendo os conceitos que são sujeitos ou predicados. Os recursos silogismo, de fato, toda uma hierarquia de conceitos em gêneros, espécies e indivíduos: é porque todos os homens, que constituem a espécie humana faz parte do tipo de mortal (classe maior), e porque indivíduo Sócrates pertence à espécie humana, que Sócrates também é necessariamente o tipo de mortais, o gênero a que espécie pertence.
Os princípios de raciocínio
Os pressupostos básicos raciocínio também são abordados no Google Analytics, que demonstram a necessidade de rastrear os princípios e axiomas pressupostos de qualquer dedução e de demonstração. Isso requer não assume qualquer indução. Mas esses princípios em si não poderia ser deduzido nem provou: caso contrário, iria até o infinito. Aristóteles, em seguida, faz a suposição de que os primeiros princípios, tais como a não-contradição, que todos os outros princípios pressupõem - são adotadas por todo o raciocínio de um "texto".
Os tópicos - um dos dois últimos tratados do Organon com refutações sofisticados - que estudam uma forma de pensamento pré-científico. Esta é a discussão que aborda todos os assuntos de forma indiscriminada, sem primeiro analisar os fundamentos da sua própria. Então, ao invés de se basear em premissas verdadeiras e imediatas como o silogismo científico, a discussão se refere a "lugares comuns" (topoi), isto é, as premissas são apenas prováveis admitidos sem exame do interlocutores. Aristóteles vê um duplo interesse na análise das opiniões comuns que são relatados na discussão. Ele permite que, primeiro, aprender a argumentar a favor e contra uma idéia, e ao fazê-lo, para melhor discernir o certo do errado. Em segundo lugar, já que os pareceres, como os primeiros princípios da ciência, nascidas da intuição, seu estudo fornece acesso à compreensão dos princípios científicos. Além disso, os temas sugeridos, a partir da análise das premissas da discussão, uma classificação de predicados. De acordo com o seu relatório com o sujeito, o predicado pode realmente expressar a essência do sujeito (este é o caso de qualquer definição), ou uma de suas propriedades, ou de gênero ou de qualquer de suas características acidentais. Portanto, este é o lugar onde a argumentação dialética, onde não se mostrar, mas onde se simplesmente o que é verdadeiro. Quanto Refutações, Aristóteles emprega a crítica de argumentos falaciosos dos sofistas.
Metafísica
Lógica de Aristóteles não é simplesmente um instrumento formal do conhecimento científico. Ela conduz a meditação até que o problema de "primeiros princípios e causas primeiras," para a questão do ser como sendo: O que significa ser? O que é, estritamente falando? Abre o caminho para a "ciência do ser enquanto ser", ou seja, a "filosofia primeira", que mais tarde foi chamado de metafísica, que os livros que tratavam encontravam-se colocados Alexandria depois da física (meta ta Physika) no catálogo das obras de Aristóteles feita por Andrônico de Rodes.