sábado, 28 de abril de 2012

A lógica de Aristóteles



O órgão (organon)

1. categorias

2. a interpretação

3. analítica primeiro

4. posterior analítica

5. tópico

6. refutações

Sofisticado

Plano

Teoria do significado e os símbolos

Teoria da proposta

Teoria da argumentação

indução

dedução

Diagramas de Venn

A significância

"Os sons de voz são símbolos estados de alma e as palavras escritas de símbolos emitidos pelas palavras de voz. E assim como a escrita não é o mesmo em todos os homens, as palavras faladas não são não é o mesmo, embora a estados a alma em que estas expressões são os sinais são idênticos em todos os imediata, como o são também as mesmas coisas estes estados são as imagens"(Interpretação, eu16-A)

"Não é possível levar em discussão as coisas em si, mas, em vez de coisas que precisa usar seus nomes como símbolos "

(Refutações sofisticados, 1, 165A)


Teoria da proposta

Para juiz, não é suficiente para empregar palavras isoladas: elas devem ligar para eles,para obter uma afirmação (apophanseis) As propostas podem ser obtidos simples ou complexa Uma proposição simples é sempre composta de dois elementos: o sujeito (hupokeimenon) e o predicado.

O que a proposta diz alguma coisa, é sobre isso o que se diz do sujeito, o predicado que há duas maneiras para julgar:

A afirmação (kataphasis) é a crítica que o predicado pertence ao sujeito.

Negação (apófise): alguém nega que o predicado pertence ao sujeito.

Aristóteles distingue as ciências teóricas (primeira filosofia, teologia e ontologia, matemática, física), prática (ética e política) e poesia (que lidam com produção e da tecnologia nas várias artes e ofícios). Não é fácil de corrigir um lugar para a lógica na classificação: é em certo sentido, uma arte e uma técnica de discurso verdadeiro, mas as suas implicações para a verdade e fazer com que seja como uma disciplina teoria, cuja participação é metafísica. Lógica de Aristóteles é a doutrina do Logos (palavra que significa que as palavras, fala e razão). Ela está exposta em diversos tratados juntos sob o nome de Organon (a ferramenta por excelência filosófica), que oferecem uma análise em profundidade do que constitui a diferença específica do homem: a palavra. Na verdade Aristóteles define o homem como "a vida que tem a palavra." Quanto à palavra lógica é aquela que se preocupa em "fazer manifestar o que é." Portanto, é provável que receba um valor de verdade: verdadeiro ou falso. Compete, portanto, dentro do juízo, não sentimentos levados em consideração pelos modos de discurso como retórica estudada ou a Poética.

O raciocínio dedutivo

Nos dois primeiros tratados do Organon, as categorias e na interpretação, a verdade fala provável é definida como a atribuição de um predicado a um sujeito. Sua estrutura, portanto, tem um nome afirmando que está sendo discutido (o sujeito) e um verbo que denota o que se diz do sujeito (o predicado). Em qualquer julgamento na forma de "Sócrates é mortal", a união de sujeito e predicado ("atributo") é feita pela cópula: o verbo "ser". Os dois termos juntos e envolvem um significado característico do verbo "ser". Esses significados de "estar" envolvido em formas de pregação, são as categorias.

Os primeiros Analytics eo posterior estudando raciocínio dedutivo, o "silogismo" e suas muitas faces. Esta forma de raciocínio é a deduzir, duas proposições dadas assumiu verdadeira (as instalações), uma terceira proposta, que é rigorosamente o resultado, não houve outras propostas têm sido implicados. Por exemplo, as duas premissas: "Todos os homens são mortais" (proposição maior do silogismo) e "Agora, Sócrates é um homem" (proposto menor) deve seguir a conclusão: ". Portanto, Sócrates é mortal" formas possíveis o silogismo (suas "figuras") são estudadas sistematicamente por silogístico: ele isola os vários tipos de propostas que possam estar envolvidos. Esta tipologia é particularmente com base na significância quantitativa - universal, particular ou singular - propostas, mas também em termos de compreensão e estendendo os conceitos que são sujeitos ou predicados. Os recursos silogismo, de fato, toda uma hierarquia de conceitos em gêneros, espécies e indivíduos: é porque todos os homens, que constituem a espécie humana faz parte do tipo de mortal (classe maior), e porque indivíduo Sócrates pertence à espécie humana, que Sócrates também é necessariamente o tipo de mortais, o gênero a que espécie pertence.

Os princípios de raciocínio

Os pressupostos básicos raciocínio também são abordados no Google Analytics, que demonstram a necessidade de rastrear os princípios e axiomas pressupostos de qualquer dedução e de demonstração. Isso requer não assume qualquer indução. Mas esses princípios em si não poderia ser deduzido nem provou: caso contrário, iria até o infinito. Aristóteles, em seguida, faz a suposição de que os primeiros princípios, tais como a não-contradição, que todos os outros princípios pressupõem - são adotadas por todo o raciocínio de um "texto".

Os tópicos - um dos dois últimos tratados do Organon com refutações sofisticados - que estudam uma forma de pensamento pré-científico. Esta é a discussão que aborda todos os assuntos de forma indiscriminada, sem primeiro analisar os fundamentos da sua própria. Então, ao invés de se basear em premissas verdadeiras e imediatas como o silogismo científico, a discussão se refere a "lugares comuns" (topoi), isto é, as premissas são apenas prováveis ​​admitidos sem exame do interlocutores. Aristóteles vê um duplo interesse na análise das opiniões comuns que são relatados na discussão. Ele permite que, primeiro, aprender a argumentar a favor e contra uma idéia, e ao fazê-lo, para melhor discernir o certo do errado. Em segundo lugar, já que os pareceres, como os primeiros princípios da ciência, nascidas da intuição, seu estudo fornece acesso à compreensão dos princípios científicos. Além disso, os temas sugeridos, a partir da análise das premissas da discussão, uma classificação de predicados. De acordo com o seu relatório com o sujeito, o predicado pode realmente expressar a essência do sujeito (este é o caso de qualquer definição), ou uma de suas propriedades, ou de gênero ou de qualquer de suas características acidentais. Portanto, este é o lugar onde a argumentação dialética, onde não se mostrar, mas onde se simplesmente o que é verdadeiro. Quanto Refutações, Aristóteles emprega a crítica de argumentos falaciosos dos sofistas.

Metafísica

Lógica de Aristóteles não é simplesmente um instrumento formal do conhecimento científico. Ela conduz a meditação até que o problema de "primeiros princípios e causas primeiras," para a questão do ser como sendo: O que significa ser? O que é, estritamente falando? Abre o caminho para a "ciência do ser enquanto ser", ou seja, a "filosofia primeira", que mais tarde foi chamado de metafísica, que os livros que tratavam encontravam-se colocados Alexandria depois da física (meta ta Physika) no catálogo das obras de Aristóteles feita por Andrônico de Rodes.