domingo, 16 de outubro de 2011

Os indignados de hoje


Ocupar Wall Street muda a paisagem política dos Estados Unidos?
por José Cícero Gomes em 16 de outubro de 2011


Eu acredito que o movimento dos indignados vem aumentando e se espalhando pelos EUA, e pela Europa e alguns na América latina e Ásia. Mas ocupar a Wall Street ou qualquer logradouro público ou edifício público em qualquer lugar do mundo não criar uma política transformadora, mas simplesmente criar o espaço político em que uma política de caráter transformador pode se manifestar e ser articulada no meio popular, nunca esqueçam que muitos políticos populares e populistas surgiram ao longo do mundo através de movimentos como este de wall street (Nova Iorque) e criaram políticas novas para manter velhas estruturas.
Isso é parte do que isso tudo significa neste contexto em que estamos inseridos de especulações financeiras, corrupções, pseudas democracias e terror legitimado por um Estado que se julga guardião da democracia e defensor dos direitos humanos.

Presidente Obama e seu oportunismo, juntamente com sua equipe decidiram transformar a raiva popular manifestada em Wall Street em um princípio central de sua estratégia de reeleição, mas não lembra ele que muitos de seu povo afro-americano o ver como um fraco que vem reproduzindo o status-quo, reproduzindo a política da classe dominante para garantir a governabilidade, governar por governar, Obama vem demonstrando que está presidente do Estados Unidos, e não é o Presidente Negro, o Estadista Negro, O Governante NEGRO... que seu povo negro esperou.

O movimento dos indignados de Wall Street ganhar impulso e os protestos espalham-se em outros país pelo mundo afora Espanha, França, Alemanha,Inglaterra, Grécia e até aqui (no Brasil). Sim, aqui onde aceitar-se tudo calado, há um vasto histórico de conformismo desde quando esta terra se fez Brasil 1808 até os nossos dias. A exploração e a rapinagem por mãos estrangeiras vêm de longe, desde 1500. Deixando as velhas contextualizações históricas desta terra e olhando para a atual realidade veremos que nosso povo ainda tem muito com que ficar indignado neste país chamado Brasil. Porém, poucos manifestam sua indignação pelo mau uso do dinheiro público, corrupção em todos os poderes e em todos os setores da vida brasileira. É muito comum ver o brasileiro indignado porque seu time perdeu, foi rebaixado. Mas ninguém ver grupos de eleitos na porta do aeroporto esperado seu deputado(a) ou senador(a) para protestar contra a atuação do(a) mesmo(a) no congresso ou no senado federal por ter os feitos de palhaço ao votar contra os interesses do povo ou ter agido de forma ilícita.


A grande novidade deste momento é que este movimento nasce do meio popular com o auxilio das redes sociais facebook,Orkut, twitter...Não vem dos velhos e rançosos movimentos sindicais de velhos e corruptos sindicalistas vendidos a patronal e aos governos. Estamos vivendo um novo momento na história do mundo contemporâneo.