domingo, 20 de novembro de 2011

Leonilson um artista cearense



O Artista: Nascido em 1957, o artista de Fortaleza mudou-se com a família para São Paulo em 1961. Cursou, entre os anos de 1977 e 1980, a faculdade de educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Leonilson teve como mestres Julio Plaza, Nelson Leirner e Regina Silveira, entre outros. A primeira exposição individual do artista foi realizada em Madri (Espanha), por volta de 1981. Ainda na Europa, o artista conheceu o crítico de arte Achille Bonito Oliva, ligado à transvanguarda italiana.

A autobiografia, as lembranças e as referências pessoais são traços marcantes nas telas de Leonilson, que utilizava objetos do dia a dia - tais como entradas de cinema, tíquete de viagens, matérias de jornais, cartões, etc - para confeccioná-las.

Mais conhecido como Leonilson, o pintor, desenhista e escultor cearense José Leonilson Bezerra Dias é considerado como um dos nossos maiores representantes da ‘geração 80’ No ano de 1991, ele descobriu ser portador do vírus HIV, fato demarcado em suas últimas obras... Ele faleceu em 1993, aos 36 anos de idade, mas deixou um trabalho autobiográfico que, segundo alguns críticos, representa, principalmente, os últimos dez anos de sua vida.