sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A COR PRETA NÃO EXISTE








As três cores primárias, todos sabem, são amarelo, vermelho e azul. Destas surgem às outras pela união de uma com outra. Isto pode ser conferido olhando as cores do arco-íris. Lá estão elas acompanhadas das cores complementares.  Aprendemos na escola que o branco é a ausência de cor, e o preto é a soma de todas as cores e a total ausência de luz.
Porque estou falando nisto? Ora, artista que sou pinto e para exercer esta atividade uso o que a imaginação humana há muito criou para representar as cores. Tintas. Criadas há muito tempo por excelentes artesões-alquimistas a partir de pigmentos, hoje estão a disposição de todos, para que colocados em substratos (bases) possam ser vistas artificialmente.
Poucos param pra pensar o que aprendemos na escola. Lá nos foi ensinado e demonstrado que existem somente as três cores primárias que não podem ser desdobradas e que todas as restantes são somas de uma com outras. Senão vejamos. Uma sala está toda pintada de branco, é noite sem lua, e a luz elétrica (artificial) é apagada. Que cor a sala é agora?
Quando pinto uma tela, começo com uma lona preta que preparo adequadamente, sobre o qual desenho com lápis pastel seco de cor clara. A seguir vou aplicando as cores artificialmente produzidas, colocando-as sobre a tela, como se luz fossem. O resultado você pode conferir em trabalhos meus prontos em que foram removidas as linhas inicialmente desenhadas.
A luz pode ser estudada, desdobrada, a escuridão não. Esta é absoluta, um nada. Dentro desta premissa, alem de pintar sobre “preto” colocando as cores como se luz fossem, procuro agir assim também no meu dia a dia. Evito falar em fatos ou aspectos negativos (escuros) e dando ênfase, luz sobre aspectos positivos. Pense, num teatro, num circo, num show, numa cena de novela onde está à luz, o foco da atenção? Concentrada, onde quem dirige o espetáculo, quer que você tenha sua atenção. Os “holofotes” estão todos concentrados onde o que se quer salientar está acontecendo.
Que tal “gastar” nosso tempo, nossas energias somente com aspectos positivos do que se lê, vê, ouve ou vive. Ponha sua atenção, seu foco, sobre o que pode ser construtivo, sobre o que pode somar ao invés de dividir, diminuir. Ponha a “luz” sobre o “ser” ao invés do “ter” e ficará surpreso em ver como tudo pode aparecer com novas cores, novas nuances desconhecidas e prazerosas.
Ponha mais “luzes” em sua vida, some vidas ao invés de dias. Saliente o positivo, não dando espaço do negativo. O mundo, o planeta, a vida que estamos tentando preservar agradecem. Seus filhos, netos e outros que virão terão mais corem, mais luzes para apreciar, mais prazeres a usufruir.


Ponto de vista de RICARDO garopaba Blauth, publicado pela primeira vez em Janeiro 19, 2009 na webpage do mesmo: http://cronicasetextosrblauth.blogspot.com/search/label/A%20COR%20PRETA%20N%C3%83O%20EXISTE