sexta-feira, 16 de abril de 2010

França está confiante na compra dos Rafale pelo Brasil


Lula e Sarkozy se encontraram em Washigton, durante a Cúpula de Segurança Nuclear.
Agência Brasil
Adriana Brandão

O ministro da Defesa Hervé Morin, afirmou nesta quarta-feira que confia que o Brasil optará pelos caças franceses. A declaração acontece no dia seguinte do encontro entre os presidentes Lula e Nicolas Sarkozy às margens da Cúpula de Segurança Nuclear, em Washington, que abordaram as negociações para a compra dos aviões pela FAB.

O presidente francês Nicolas Sarkozy se encontrou com o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, na terça feira. Eles aproveitaram a Cúpula de Segurança Nuclear, em Washington, para um encontro bilateral. Um dos temas principais abordados pelos dois líderes foi a licitação de aviões de caça para modernizar a frota da Força Aérea Brasileira.

A França é um dos principais concorrentes com o Rafale, fabricado pelo grupo Dassault. Ele concorre com o Super Hornet F/A-18, da americana Boeing, e com o Gripen NG, da sueca Saab.

Após o encontro, Sarkozy se disse confiante. "Os brasileiros vão anunciar sua escolha, mas as coisas avançam exatamente como previsto. Estamos perfeitamente alinhados com o que havia sido dito há um ano", declarou Sarkozy. Durante a viagem do presidente francês ao Brasil em setembro de 2009, foi anunciada pela primeira vez a preferência do governo brasileiro pelos Rafale.

O ministro da Defesa da França, Hervé Morin, reafirmou a confiança do país no negócio em entrevista a rádio France Info. Ele disse que acredita na compra dos Rafale por causa da aliança estratégia entre os dois países e lembrou que nos últimos meses o governo brasileiro já adquiriu submarinos e helicópteros militares franceses.

Na semana passada, o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, voltou a afirmar que a FAB recomenda ao presidente Lula a compra do Rafale, apesar do caça francês ser mais caro que o dos concorrentes. As forças aéreas brasileiras devem comprar 36 aviões de combate para modernizar sua frota. A decisão final do Brasil deve ser anunciada em maio.

http://www.portugues.rfi.fr/franca/20100414-franca-esta-confiante-na-compra-dos-rafale-pelo-brasil