terça-feira, 15 de julho de 2008

futurus incertus - Eleição 2008 para o pode executivo municipal.


Nenhum provérbio popular explica tão bem os problemas de nossa Porto Velho e de muitas outras cidades brasileiras "Em terra de cego quem tem um olho é rei". Ele mostra por que existe tanta gente incompetente dirigindo nossos municípios ao longo de décadas e décadas. Mostra também por que é tão fácil chegar ao legislativo e executivo municipal, estadual e federal sem muita visão ou competência. Basta ter um mínimo de conhecimento para sair apregoando sofrível soluções palanques afora, de leste a oeste, de nossa Porto Velho.
Todo mundo se deixa cativar pelo candidato populista e demagogo que entra em seus lares toma café em sua cozinha e beijam suas crianças, e que buscam fala sua língua, usa chapéu, e faz questão em dizer que veio de baixo. Mas devemos termos muito cuidados com a falácia destes populistas que recheiam o nosso município e o nosso estado de Rondônia, nunca confundam candidato popular com populistas como se fosse a mesma coisa. Em dezembro de 1989 o candidato do PT, Luís Inácio Lula da Silva era um típico candidato popular. Já o candidato do minúsculo PRTB, Fernando Collor de Mello foi tido como self-made man da política brasileira, tremendo de um picareta com um populismo atípico. Neste pleito municipal em Porto Velho devemos ter muito cuidado com os pseudos amigos do povo (comunicadores, médicos e ex-garçon). Estes populistas ao chegarem ao poder, logo revelam sua face de ditador. Temos um exemplo clássico no atual pode executivo estadual.
Se você é dos muitos portovelhenses que têm dois olhos, tome cuidado. Em terra de cego, você corre perigo. Por isso não permita que o reizinho catarinense faça o prefeito de Porto Velho. A maioria dos dois-olhos que conheço em Porto Velho já desistiram de lutar e optoram pela covardia. Eles se fingem de mortos, pois sabem que, se agirem de modo diferente, poderão tornar-se vítimas. Mas há saídas melhores. Vamos dizer um não para os reizinhos de um olho só, sejam eles nativos ou imigrantes do sul ou do nordeste. Vamos dizer sim para propostas, idéias e projetos empoou de todos que vivem nesta cidade. Nunca tivemos um prefeito com dois olhos em Porto Velho, já está na hora de buscarmos este homem para governar nosso município. Nem que seja ao meio dia com um candeeiro aceso.
Precisamos ter mais coragem e juntos lutarmos por uma Porto Velho melhor. Vamos combater esta mediocridade rondoniense de vivermos cultuando a memória de reizinhos de um olho só como Jorge Teixeira e Chiquilito. Nosso povo tem dois olhos, sim, e é muito mais esperto do que se imagina. Ele está é sendo enganado há tempos, enganado por gente com um olho só.
Foi-se o tempo de uma elite pensante comandar a massa ignara. Hoje, a maioria do povo tem acesso à informações. Se informação é poder, ela não é mais restrita a um pequeno grupo de bem formados. Nosso povo só precisa acreditar mais em si mesmo e perceber que cegos são os outros, aqueles com um olho só.