terça-feira, 29 de julho de 2008

Cultura

Prof. José Cícero Gomes
Humanismo
Corrente filosófica que se desenvolve a partir do Renascimento (séc.XV/XVI) e coloca o homem no centro da reflexão e que procura encontrar os meios da sua completa realização. A base da reflexão humanista foi o antropocentrismo.
A idade moderna, uma época do humanismo.
A construção de uma nova imagem do homem e do mundo.


Para fins de estudo, se faz necessário adotarmos a periodização histórica tradicional, que convencionou chama de Idade Moderna o período que vai de meados do século XV a fins do século XVIII. A História européia é a principal referência dessa periodização. É pré-requisito para a compreensão do pensamento humanista, destacarmos os contexto histórico que vai do século XV à segunda metade do século XVIII.
A partir do século XV, ocorreu uma série de mudanças sócio-política, econômica e cultural no continente europeu, que produziram a transformação histórica do ocidente. Entre essas mudanças, podemos destacar:
_ A passagem do feudalismo para o capitalismo, período no qual ocorre a criação do Estado nacional, e o florescimento do comércio e da vida urbana. Além do estabelecimento das grandes rotas comerciais, o descobrimento do novo mundo, o predomínio do capital comercial e a emergência da burguesia.
_ O surgimento de novas questões políco-econômicas com a formação do Estada nação, como a discussão sobre a forma do poder, que até então era descentralizando. Na idade média os reis reinavam, mas não governavam que realmente mandavam eram os senhores feudais. O poder do rei passa a ser legitimado pelo direito divino, e
ocorre a centralização do poder nas nações européias, os dois primeiros grandes Estados nações da era moderna fora Portugal e Espanha. E este centralismo do poder se afirma, e se consolida através da monarquia absolutista e do capitalismo mercantil (mercantilismo) que garante a sua manutenção.
_ O cisma na Igreja Católico Romano encabeçado por Martim Lutero (A Reforma Protestante), rompeu com a concepção passiva do home, entregue unicamente aos desígnios divinos, e reconheceu o trabalho humano como fonte da graça divina e origem legítima da riqueza e da felicidade, além de conceber a razão humana como extensão do poder divino, o que colocou o homem em condições de pensar livremente e responsabilizar-se por seus atos de forma autônoma;
_ Desenvolvimento da ciência natural, e a criação de novo métodos de construção do saber sistematizado (o conhecimento cientifico), tudo isso impulsionado na confiança que se criou entorno da humanidade.
_ Em meio a todas essas transformações surge a dialética na conjuntura sócio-política, econômica e cultural européia.
_ A busca do elo perdido com a cultura grego-romana (O Renascimento).
"Por que as ciências, filhas da filosofia, depois de
repartirem entre si a herança filosófica, lhe voltam
as costas, como as filhas do rei Lear¹,depois de
divido o seu reino?"
Will Durant²
Filosofia e ciência
Desde os filósofos pré-socráticos até a idade moderna, competia à filosofia explicar a realidade. Incrivel e impossível tarefa. Basta considerar o mundo, como uma parte da realidade circundante, dividido em três dominínio diferentes: a natureza, o pensamento e a criação humana. Reunir tudo isto num único tipo de conhecimento, só mesmo dentro de uma perspectiva muito ampla. Porém, se faz necessário focar a realidade mais de perto. E assim foram surgindo as diversas Ciências. A primeira delas foi a matemática. Com os jônios e com Pitágoras(para Pitágoras o número era a essência de todas as coisas), a Matemática ainda estava ligada à filosofia. Contudo, aproximadamente no ano 300 a.C., Com Euclides, já estava separada, possibilitando, em certo sentido, o aparecimento de especialistas nesta ciência. Todas as outras ciências só mais tarde tornaram-se autônomas: a Física na primeira metade do século XVII com Galileu, a Química com as pesquisas de Lavoisier e outros no século XVIII; a Biologia com os estudos de Lamarck e Claude Bernard no século XIX. No fim do século XIX e início do XX , surge as Ciências Sociais com Auguto Conte, Émile Durkheim e outros. E o aparecimento da Psicologia com o Dr. Sigmund Freud, bem como também o aparecimento de outras ciências.
Tudo isso veio destruir a noção de domínio absoluto do saber e dos saberes pela filosofia. Este saber absoluto foi repartido entre as diversas Ciências. Mas, por sua vez, as ciências não são capazes de explicar doda realidade. A relidade é extraordinariamente intrigante para ser revelada, por um método científico. Por isso, cabe ainda à filosofia, extrapolar o método cientifico e transceder o raio de ação da Ciência, criando uma visão racional e crítica da realidade para se chegar a desvelar a realidade.
________
1.Shakespeare,William. Rei Lear (King Lear, no original em inglês) é uma peça de . Escrita em torno de 1605, a tragédia do rei Lear foi encenada pela primeira vez perante a corte inglesa no dia 26 de dezembro de 1606 e impressa em 1608.
2.Durant,William James (5 de Novembro, 1885 - 7 de Novembro, 1981 foi um filósofo, historiador e escritor estadunidense.