terça-feira, 16 de setembro de 2008

Notitia ad Pequim


Lucas Prado conquista seu terceiro ouro e enche o povo brasileiro de orgulho, nossos atletas com limitações físicas não são deficientes, são eficientes ...

Este foi o 15º ouro do Brasil em Pequim, superando a campanha de Atenas

Lucas Prado foi ouro nos 100m, 200m e 400m, categorias T11 (Crédito: Divulgação/CPB)
O brasileiro Lucas Prado fechou a participação do Brasil no atletismo com eficiência, nesta terça-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, com mais uma medalha de ouro, a sua terceira na competição. Prado venceu a final dos 400m, categoria T11, com o tempo de 50s29, superando o recordista mundial da prova, o angolano José Armando, que ficou em segundo, com 50s44.
As outras duas medalhas de Lucas Prado na Paraolimpíada de Pequim foram conquistadas nos 100m e nos 200m, categorias T11.
A conquista do brasileiro também deu ao Brasil sua 15ª medalha de ouro nesta edição dos Jogos Paraolímpicos. Com isso, o país superou o seu desempenho em Atenas-2004, quando subiu 14 vezes ao lugar mais alto do pódio.
- Estou me sentindo muito cansado e muito feliz. A delegação toda do Brasil superou as marcas de Atenas. É um Brasil novo, uma geração nova, com recordes e medalhas de ouro. Para mim, é uma grande emoção fazer parte disso - disse o brasileiro, em entrevista ao canal SporTV, logo após a prova.
Na terceira colocação, com a medalha de bronze, terminou o ucraniano Oleksandr Ivaniukhin, com o tempo de 50s82. Com a quarta colocação, ficou o brasileiro Daniel Silva, com 52s05.

Futurus incertus: Economia estadunidense



As bolsas em estado de "choque"

A falencia do banco Lehman Brothers, uma das instituições financeiras de investimentos mais respetável dos Estados Unidos da América, abala os mercados mundiais ao quebra-se agravando ainda mais a crise vivida no capitalismo estadunidense, capitalismo este que está ligado ao capitalismo mundial como numa rede neurálgica.
Pelo segundo dia consecutivo as principais bolsas europeas abriram em baixa, siguindo a tendência dos mercados asiáticos e todavía refletindoas consequências da quiebra do Lehman Brothers, o quarto banco mais importante dos Estados Unidos, a nossa bovespa também feixo em queda devido muitos investidores de títulos brasileiros terem perdido dinheiro lá fora e tiveram que vender suas ações aqui para poderem cubrir investimentos la fora. Mas segundo o Banco Central Brasileiro o Brasil está preparado para mais este solavanco da economia mundial.
Bolsas de valores de referências na Europa que cairam na segunda-feira, tornaram a despencar na terça-feira com um índice de queda entre 1 e 1,8% nos mercados de Frankfourt, Paris, Londres e Madri. Já no mercado asiático a queda foi mais acentuada chegou ao ídice de 5 a 6, 4% nos mercados de Xangai, Hong Kong, taipei, Tóquio. O dia de hoje passa apreensivo para o capitalismo mundial aguardado as medidas previstas para hoje pelo governo estadunidense sobre a taxa de juros que será aplicadas no mercado norte-americano. Espera-se os analistas econômicos por taxas mais baixas como uma medida de impulso ao mercado.

domingo, 14 de setembro de 2008

Futurus incertus

Embaixador estadunidense na Bolívia adverte de "efeitos" de sua expulsão

La Paz, 14 set (agencia de noticias EFE) - O embaixador estadunidense  em La Paz, Philip Goldberg, se despediu hoje da Bolívia após ser declarado "persona non grata" pelo presidente boliviano, Evo Morales, com a advertência de que sua expulsão pode ter "sérios efeitos", a nação boliviana se prepare para as retaliações do governo norte-americano.

Não haverá golpe, mas o mandato do presidente Evo Morales está ameaçado.

 A escalada de violência vivida na Bolívia em função do descontentamento de Departamentos que fazem oposição ao governo de La Paz não deve evoluir para um golpe de Estado. Mesmo assim o mandato de Evo Morales está ameaçado. Segundo a visão de especialista políticos sobre América do Sul, as elites da região da chamada "meia-lua" boliviana que vai do Departamento do Tarija ao departamento do Pando, conhecem as conseqüências de derrubar um presidente eleito pelo povo e ratificado democraticamente, mas estão atentas em qualquer "vacilo" do presidente Morales para retirá-lo do poder.

O mandato do presidente Morales corre perigo, mas um golpe de Estado pegaria mal para classe dominante boliviana. Seria complicado derrubá-lo porque a elite “branca” de Santa Cruz estaria diretamente ligada à iniciativa golpista. O objetivo da elite governante dos departamentos oposicionistas é criar uma situação de ingovernabilidade para o governo de La Paz, forçar um erro que possa tirar o presidente Morales do poder. Quem é da Amazônia sabe bem o que os opositores estão fazendo "esticando e encurtando a corda" do diálogo, para vencer o presidente no cansaço e numa bobeira eles o dominam, com faz o caboclo com o peixe nos rios amazônicos.

Na opinião do presidente Hugo Chaves da Venezuela, as elites da Bolívia estão sendo irresponsáveis, desrespeitando o Estado, as instituições civis, a polícia e o exército. Segundo ele, enquanto o diálogo era feito entre os ricos, tudo estava bem. "Mas quando surge o projeto indígena de Evo Morales, uma idéia que visa à refundição do Estado boliviano, os problemas começa a aparecer". O especialista lembra que foram os subsídios e a mão-de-obra da região do altiplano dois dos grandes responsáveis pelo processo da industrialização das regiões que hoje são o foco da revolta. Bem, Chave tem razão porque não um espírito nacionalista na Bolívia, e como se existisse duas Bolívias sob o mesmo estado, para esta elite conservadora mudanças é sinônimo de morte.   

A concentração dos recursos nos departamentos ajuda a manter o quadro de miséria do país,exclusão e perpetua uma situação de injustiça social. Donos de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, as elites de Santa Cruz ignoram o altiplano e investem na agricultura industrializada voltada para a exportação. Para os analistas políticos, não há interesse dessas regiões em uma agricultura voltada para o mercado interno, o que ajudaria a promover um desenvolvimento sustentável do país. As elites não vêem e nem legitimam um governo com um projeto social. 

O histórico de baixa institucionalidade da Bolívia e as decisões às vezes radicais tomadas por seus líderes pode contribuir para o desgaste do governo do presidente Evo Morales. Nesse sentido, Chaves diz que a expulsão do embaixador dos Estados Unidos em La Paz, Philip Goldberg, pode ter sido precipitada. No entanto, ele chama a atenção para os movimentos políticos que não vêm à tona. "Não sabemos o que acontece por baixo dos panos, mas a expulsão levantou os ânimos. Foi uma atitude radical, mas há de se esperar que Morales tenha bons argumentos".

Diálogo

Diante da crise, o Brasil tem desempenhado um bom papel, segundo Chaves. "Falta apenas o governo Evo Morales permitir a entrada dos países vizinhos no diálogo. Somente por meio da conversa a situação na Bolívia pode ser solucionada", acredita o especialista. O problema, segundo ele, é a dificuldade de se chegar a um consenso político no país vizinho. "A pressão das elites vai continuar, pois querem criar uma situação de ingovernabilidade". Tal cenário coloca o presidente Morales em um mato sem cachorro, digo entre a cruz e a espada por seu envolvimento com movimentos sociais.

Os movimentos sociais bolivianos já deixaram claro que defendem um movimento democrático indígena de esquerda, e não apenas a figura do presidente Morales. Portanto, não vão hesitar em virar as costas ao governo de La Paz se ele não atender aos seus interesses. Segundo analise política, o dilema do presidente está em apaziguar os ânimos e em explicar aos governadores oposicionistas "as razões, e não as imposições" que o levaram a cortar os repasses para os Departamentos do dinheiro obtido dos impostos sobre o gás e o petróleo, entre outras ações do governo.

 

 


Opinio

Cícero

Qual o seu papel como filho ou amigo de Calama


Vivi alguns anos no baixa madeira rondoniense, precisamente na vila dos boto, a Calama de tantas histórias e estórias. Lembro-me com saudades daqueles longos nove anos que passei numa comunidade humana. Sim, está é a palavra humana. Conheci ali um universo rico de valores positivos e negativos já que Calama é um paraíso terrestre e não celestial, mas os valores positivos superavam os negativos, revelando a face de uma verdadeira comunidade ribeirinha, amazônica e brasileira.

O bom filho ou amigo de calama deve divulgá-la onde estive e por onde for, e fazer com que outros venham se apaixona por ela, os que lá vivem devem neste ano de eleições municipais se unirem em torno de uma proposta verdadeira e não se dispensar buscando promessas que não visão o bem estar da coletividade. Os que olham apenas para seu umbigo parem de querer expulsar todos que verdadeiramente amam Calama. Unir-vos se não Calama será apenas uma bela lembrança. Abaixo os poucos elementos que vivem em Calama e só olham para seu umbigo, abaixo todos que não tem espírito coletivo.

Visite a comunidade Vila dos Botos na webpage orkut.

sábado, 13 de setembro de 2008

futurus incertus: Bolívia

  



EUA expulsam embaixadores da Venezuela  e da Bolívia em retaliação aos presidentes destes dois países por terem expulsado os embaixadores estadunidenses.



Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que o embaixador da Venezuela Bernardo Alvarez Herrera está expulso do país. O ato é uma retalhação dos EUA, em resposta à decisão do presidente venezuelano,Hogo Chávez , de expulsar o embaixador americano em Caracas, Patrick Duddy.

Chávez afirmou ontem (11/09) que deu um prazo de 72 horas para Duddy sair da Venezuela em solidariedade à acusação feita pelo presidente da Bolívia,Evo Morales, contra os EUA, nesta semana. Morales afirmou que os EUA apóiam os violentos protestos que grupos contrários a ele têm promovido em grande parte do país.

Para o presidente Evo Morales, os EUA têm interesse em apoiar seus opositores porque eles têm iniciativas separatistas. Como conseqüência, determinou a expulsão do embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg. No dia seguinte, Washington determinou a expulsão do embaixador da Bolívia, Gustavo Guzman.

Bolívia

Essa crise diplomática entre os EUA, a Bolívia e a Venezuela se acirraram nesta semana por causa das afirmações do Presidente Morales de que os grupos que fazem oposição a ele contam com apoio americano, já que têm ideais separatistas.

Recentemente, esses grupos anti-Morales têm realizado freqüentes e violentos protestos em cinco dos nove departamentos (Estados) do país. Nesses cinco departamentos --Santa Cruz, Pando, Beni, Tarija e Chuquisaca--, os governadores são da oposição. Ontem, em confronto ocorrido no norte da Bolívia, oito camponeses morreram.

Os anti-Morales reivindicam que o governo devolva aos seus departamentos a renda oriunda do petróleo que, desde janeiro passado, é destinada a um programa nacional de assistência aos idosos. Eles rejeitam o projeto da nova Constituição e pedem autonomia.

Não há dúvida que as forças anti-morales são o que há de mais conservador que defendem a desigualdade e a injustica social fatores que garante o desenvolvimento apenas para uma minoria privilegiada.


 




sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cultura



Latuscultus
blog:12:33
Porto Velho, Rondônia.Brasil
Quinta-feira 12/09/2008


Comentário


No Brasil e talvez em muitos países do ocidente, se tem pouco conhecimento da história do Japão, da China, da Índia, da Arábia e do oriente como um todo. Não é demérito algum não sabem a história do oriente, mas revela o desejo ocidental de omitir a verdade por vários fatores ideológicos e geopolíticos. Se perguntarmos a um professor de história algum fato ou acontecimento da história do Oriente, constataremos a triste realidade que mesmo um graduado ou bacharelado em história em nosso país pouco conhece sobre o tema. Temos a maior comunidade nipônica do mundo fora do Japão. Recentemente foi comemorado o centenário da imigração japonesa para o Brasil,e não conhecemos a história deste país.


Prof. José Cícero Gomes


Sangaku: A Geometria Sagrada
O florescimento da matemática japonesa



As compilações de problemas geométricos que decoravam santuários do Japão, no início do século XVII num período histórico conhecido como Edo. Tais escritos matemáticos revêem e solucionam enigmas que ainda são intrigantes, hoje, mas o eurocêntrismo ocidental nos sega, e não nos deixa vermos a grandeza do oriente.
____
No início do século XVII, período que antecede a reforma Meiji que é o início da ocidentalização do Japão que deu origem ao atual Japão. O grande Tokugawa Ieyasu concluiu a unificação do Japão e deu iniciou a era Edo. Implantou o seu xogunato e se estabeleceu na cidade de Edo ( atual Tóquio ). O xogunato existiu por mais de 250 anos,e os xoguns governaram o Japão de forma feudal, e garantiu um período de paz, mas com restrições de contatos estrangeiros. Durante o período Edo os japoneses estavam proibidos de manter contato com estrangeiros sob ameaça de pana de morte. Mas a Poesia, a música, as artes plásticas e a literatura floresceram durante este período de relativo isolamento. A maior expressão da cultura japonesa do período foi sangaku - uma combinação de matemática e arte. Os sangaku eram gravuras em madeira de até vários metros que ilustravam os santuários Xintoístas e os templos budistas para exibição pública. Muitos sangaku históricos respondem questões geométricas sem provas, talvez para demonstrar a proeza matemática do apresentador. E os seus sagrados conteúdos ficam claros: estas gravuras podem ter sido educativas ou podem ter assinalado gratidão por assistência divina na resolução de um problema matemático. Das muitas gravuras criadas, apenas uma fração sobrevive, e elas têm recebido pouca atenção dos historiadores para sua importância na construção da história do xogunato japonês. A matemática no Japão da era Edo foi desenvolvida a partir de contribuições chinesas.
A principal fonte histórica é um clássico chinês intitulado Jiuzhang Suanshu, segundo historiadores japoneses sua primeira publicação data do final da dinastia Han (208 a.C. – 8 d.C). Neste livro já revela os conhecimentos matemáticos do povo chinês (sistemas lineares, regra de três, divisão em parte proporcionais, e regra da dupla – falsa – posição; geométricos: cálculos de áreas e volumes). Além disso, os japoneses conheceram a obra euclidiana através do contato e da contribuição chinesa. Por volta do final do século XVI o missionário italiano da ordem jesuíta Matteo Ricci(1552-1619) contribui para enriquecer ainda mais a cultura matemática do povo chinês com sua tradução dos seis primeiro livros de Euclides para o chinês, estas traduções foram feitas em parceria com discípulos chineses. O seu objetivo seria a divulgação do cristianismo, mas sua maior contribuição à cultura chinesa foi o iniciou de um programa de traduções de obras ocidentais. E de algum modo ainda não bem esclarecido toda esta cultura matemática chega ao Japão. Neste momento inicia-se um fenômeno histórico-cultural sem precedentes em lugar nenhum do mundo na história da matemática: os matemáticos japoneses desenvolvem uma habilidade muito grande no uso do ábaco (sorobam) e em suas aplicações. Nesse período o Japão criaram varias escolas matemáticas, devidos os concursos públicos que o governo fazia para recrutar funcionário público para trabalhar como fiscais e cobradores de impostos. Nestas escolas eram comuns os desafios matemáticos. É nesta conjuntura histórico-cultural que surgel o sangaku: as geometrias sagradas, escritas numa língua antiga do Japão, o Kanbum, com teoremas geométricos que revelam problemas matemáticos com um grau de dificuldade elevado.

Futurus incertus: Educação


Educação versus Corrupção



Texto do Professor Nazareno

Tema: “O Brasil tem um dos piores sistemas de educação do mundo. A média de escolaridade de um trabalhador brasileiro é inferior a cinco anos enquanto nos países desenvolvidos ultrapassa os 12 anos. As nossas escolas, principalmente do setor público, estão em petição de miséria, caindo aos pedaços. Os governos, em geral, nunca investiram o que deviam para educar a população que por sua vez também quase nunca cobra ou fiscaliza as verbas destinadas a este fim. Os professores, mal remunerados, parecem estar desmotivados e quase sempre se mostram sem compromisso com as futuras gerações gerando um círculo vicioso onde todos perdem.” Produza um texto dissertativo, redação estilo ENEM, cujo tema seja:
Educação: o caminho mais provável para resolver os eternos problemas do BrasilSugestão de texto (estilo ENEM) para este tema:
Educação, base para o progresso de qualquer país
Observando-se o quadro dos países de Primeiro Mundo, das principais potências econômicas da atualidade, percebe-se quase sempre que o índice de analfabetismo é insignificante ou próximo de zero.Grande parte destas nações conseguiu resolver alguns dos seus problemas apostando nos seus sistemas de educação.O Brasil, considerado país emergente, nunca deu a devida importância para este vital setor. E mesmo figurando entre as principais economias do planeta, o nosso país ostenta posições vergonhosas quando o item é qualidade de vida de seus habitantes. As nossas autoridades e a população em geral parece que não conseguiram ainda perceber o valor da educação e a sua importância para o nosso desenvolvimento.A Coréia do Sul e o Japão são exemplos, dentre outros, de países arrasados em guerras recentes que valorizaram o ensino e emergiram no século vinte e um como verdadeiras potências. Estas nações de economia fortemente industrializada e de amplo domínio tecnológico, têm nas suas escolas de qualidade a base de suas economias e o motivo para terem um dos melhores padrões de vida da atualidade.A falta de uma boa escolaridade para a nossa população tem reflexos na sociedade como um todo. As instituições públicas funcionam mal. Há corrupção demasiada na política, colapsos em vários setores e comprometimento total da infraestrutura do país. Sem uma educação de qualidade, o nosso povo padece de uma crônica falta de soluções para problemas que parecem simples.O Governo e a população brasileira em geral precisam priorizar a educação de maneira urgente. Num mundo globalizado fica muito difícil vencer as barreiras impostas por quem detém o conhecimento já que a riqueza de um país hoje se conta pelo número de habitantes que têm acesso a uma educação de qualidade e não mais pelos recursos naturais existentes. Mestrados, doutorados e PHDs são o ouro que temos em escassez.
Professor Nazareno
Outro tema:
TEMA: “A sociedade não é vítima, mas autora. Somos responsáveis pelos políticos em geral, pelos homens públicos que aí estão”. Marco Aurélio de Mello, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral. A corrupção nos meios políticos do Brasil tem gerado uma imagem negativa para o país mundo afora. Diariamente, a mídia noticia casos e mais casos de escândalos e desvios de verbas públicas. As operações da Polícia Federal brasileira têm nomes para todos os gostos. O Brasil perde milhões com esta prática já rotineira Política no Brasil virou sinônimo de casuísmo e enriquecimento ilícito. Produza uma redação tradicional, texto dissertativo-argumentativo, (mínimo de 15 linhas e 04 parágrafos, estilo ENEM), cujo tema seja:A corrupção na política brasileira empobrece o país e acentua as desigualdades sociais.Observações: O seu texto deve ter apresentação, desenvolvimento e conclusão. Use a experiência adquirida durante toda a sua vida para desenvolver o tema. Não se esqueça de sugerir algo para resolver ou amenizar o problema proposto. Dê um título para a sua redação.Sugestão de texto (estilo ENEM) para este tema:
Democracia Corrupta, Política de Poucos
O Brasil é uma das maiores democracias do mundo. São mais de 130 milhões de eleitores que a cada dois anos participam de eleições para a escolha de seus governantes. Do Presidente da República até o mais humilde vereador, todos têm que passar pela aprovação do eleitorado.No entanto, o brasileiro, de um modo geral, não gosta da política nem dos políticos. Não é difícil para o nosso cidadão eleitor associar prática política com roubalheira, enriquecimento ilícito, desmandos, desvios de verbas, tráfico de influência e toda a sorte de ladroagem.Ressalte-se ainda que a corrupção na política deve existir em todos os países do mundo. Mas o que diferencia a nossa das outras talvez seja a impunidade, por falta de uma legislação pertinente, e a pouca ou nenhuma fiscalização de quem elege esses políticos corruptos.Por isso, parte dos recursos públicos necessários para promover os investimentos sociais de que a população carente tanto necessita são vergonhosamente desviados por estas autoridades travestidas de bandidos, acentuando desta forma o abismo social entre pobres e ricos e empobrecendo o país como um todo.Desse modo, não basta apenas criar mais leis para punir os corruptos. É necessário que o eleitor seja mais exigente na hora de votar e se conscientize de que cada centavo desviado fará falta na melhoria da sua qualidade de vida. Afinal, somos responsáveis, eleitores e eleitos, pela construção de um Brasil melhor. E livre desta praga: a corrupção.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Notitia:Olimpíadas de língua portuguesa

https://ww2.itau.com.br/itausocial/premio_escrev_fut/index.html

Genese ab Universum secudum scintia: A volta ao Big Bang

O regresso a gênese do universo

Prof. José Cícero Gomes




- Cientistas de varias partes do mundo comemoraram o fato de ter corrido tudo bem ao ser ligada, esta gigantesca máquina de colidir partículas (LHC) que pretende recriar as condições do Big Bang, a grande explosão que teria dado início ao universo.



Hoje teve inicio a experiência científica que vai tentar reproduzir o início do Universo. Uma experiência iniciada esta manhã perto de Genebra, na Suíça, no maior acelerador de partículas que é também o mais complexo instrumento científico do mundo já construído pelo homem, que os cientistas procuraram responder com ele algumas questões fundamentais de natureza até filosóficas sobre a origem do universo e da vida na terra. O LHC foi projetado para simular o que realmente ocorreu no big bang através de colisão de partículas de protões em uma velocidade próxima da velocidade da luz. Nesta manhã, o LHC foi acionado com sucesso e partículas de protões passaram a circularem dentro de um túnel de vinte e sete quilômetro de circunferência que foi construído para lhe abrigar. O próximo passo dos físicos será projetarem outras partículas na direção contraria para que possam se chocar, recriando assim as condições que existiam no universo no instante após o big bang.

domingo, 7 de setembro de 2008

Futurus incertus: Brasil


Patriotismo


Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à seu povo, a sua terra que chamas de pátria, e aos seus símbolos bandeira, hino, brasão por representar a sua essência e a sua pátria. Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota e seu nacilonalismo.
Muitas vezes, estes nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas.
Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à concepção   de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica em fazer algo de bom pelo seu país, ou nação. Patriotismo não é aquele sentimento piegas que nosso povo brasileiro tem apenas na copa do mundo de futebol (patriotismo nos desportos), faz parte do nacionalismo. Mas não é só isto.É algo mais que falta no nosso povo brasileiro, em nossos políticos, juristas, atletas e até em nossos soldados. Muitos jovens estam nas forças armadas apenas pelo salário, não pela vocação. Ocerto seria ir para as forças armadas motivado pelo vocação militar e pelo nacionalismo. O salário deveria ser conseqüência, já que ninguém vive sem dinheiro. E digo de passagem, deveriam ganhar muito bem.
Ser patriota é ter amor próprio, e amor pelo irmão de credo, língua, de hábitos e constumes semelhantes e lutar para manter sua nação livre da aculturação extrangeira. Colher altoconhecimento tecnologia e científico e agregar-lo ao pré-construido na nação, isso é ser patriota. Defender seu país em uma guerra, em uma dispulta comercial ou nos esportes com toda força do seu corpo, de seu coração e de sua alma é os melhor sinal de orgulho e de amor para com sua pátria, mostrando que realmente pode viver ou morrer, com orgulho, defendendo o que mais ama e acredita.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Futurus incertus: Brasil


Você conhece o atual Código de transito brasileiro?





Se você for uma criança, você acha que sabe mais sobre a segurança nas ruas de Proto Velho do que o seu pai e mãe?Talvez o saiba, pelo que vemos todos os dias em nossa cidade. E os pais – têm uma pontuação mais alta do que os seus filhos em matéria de transito? Agora é a hora de descobrir – fazendo uma auto-avaliação crítica. Você já falou de segurança no transito com seu filho, ou foi ele que falou para você ao volta da escola, pois a professora na classe ter enfocado o tema. Nos últimos onze anos, mais de 327.469 pessoas já morreram no transito brasileiro,já que estes números são dados de 2007, por isto já Ultrapassados.Os atropelamentos e as colisões corresponde a 4% das mortes do país, e de cada 25 brasileiro que chegam a óbito, um perdeu a vida no transito brasileiro. Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, são 98 óbitos todos os dias, cerca de 35 mil por ano. Tudo isso só é comparável aos 37 mil mortos por ano no Iraque ocupado pelas tropas do George Bush. A impunidade dos infratores fazem das nossas ruas palco de uma calamidade social que dizima todos os anos jovens, adultos e crianças, sem falamos de nossas estradas que são verdadeiros matadouros onde são ceifadas vidas de famílias inteiras.
Como as crianças são espelho dos pais, o comportamento dos mesmos nos leva a crer que teremos condutores piores do que os que temos hoje, se os governos da União, dos Estados e dos Municípios não se unirem para fazem alguma coisa pela vida que é ameaçada diariamente nas ruas e nas estradas brasileiras. Já ficou claro que apenas campanhas educativas nos meios de comunicação, não bastas. Tem que haver mais rigor nas leis, e que elas sejam cumpridas com o pobre e com o rico, com o homem comum e o homem público dos sistemas político ou judiciário. Ninguém pode está acima da lei. Mas infelizmente no Brasil a lei não é para todos de fato, só apenas no papel. Exemplo a recente lei seca; nas barreiras não param determinados veículos, se param por engano o cidadão se recusa a fazer o teste do bafômetro, chama o seu advogado, alega que foi constrangido e fica por isto mesmo. Pelo menos aqui na região norte e em quase todo o nordeste é assim, acredito que no resto do Brasil não seja diferente.
Os pedestres
Por tudo isto e muito mais, o pedrestres é bom lembrar e em ensinar aos filhos que só se devem atravessar ruas e avenidas na faixa de pedestre e quando o semáforo estiver vermelho para os veículos.
Os pais condutores
Devem ensinar suas crianças a fazer as coisas certa no transito, por isso devem dar bons exemplos no transito aos seus filhos para que venhamos a ter condutores melhores no futuro.
Os pais e os filhos ciclista
Devem aprenderemm a ultrapassarem um veículo motorizado sempre pela esquerda,mesmo que não este em movimento, e nos poucos lugares de nossa cidade onde existe ciclovias, anda sempre por ela.
Dados do Detran de Rondônia sobre a real situação de Porto Velho
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existe quase um veículo para cada grupo de três cidadãos em Porto Velho.
A frota da Capital, segundo os dados do Detran-RO até fevereiro deste ano, já chega aos 119.566 veículos (carros e motos), enquanto que a população de Porto Velho, segundo estudos do IBGE realizados em abril do ano passado, não chega sequer aos 400 mil habitantes, pois estaria, até então, com 369.345 munícipes. Aí respode o por que de todo o caos no transito de nossa Porto velho, tudo isso somado a pessima formação dos nossos condutores e a falta de uma logística no transito portovelhense.

Peccatus non est homis: Acredite se quizer

Cientistas atribuem a infidelidade dos homens à genética




Científicos do Instituto de Investigação Karolinska sinalam que o hormônio vasopresina –produzido de maneira natural e administrado por o gen alelo 334- afeta a capacidade dos mamíferos de permanecerem monógamos, pelo qual os homens portadores "não garantem ter uma relação estável".
París.- As crises conjugais pedem explicar-se pela herança genética dos homens, concluiu uma investigação divulgada ontem dia quatro de setembro pelo diário francês Le Figaro, que atribui a um gen masculino os problemas nas relaciones afetivas, como infidelidade.
Cientistas suecos do Instituto de Investigação Karolinska em Estocolmo. Confirmaram o que as mulheres já desconfiavam há muito tempo: "os homens são mais propensos à infidelidade e a manter relações complicadas e instáveis".
Ao que parece a desculpa perfeita para um homem incapaz de casar-se o formar uma relação conjugal duradoura, o certo é que o gen em questão -alelo 334, que produz o hormônio vasopresina, se apresenta em quatro de cada 10 homens na Suécia.
"Há muitas razões para explicar o jeito de que uma pessoa que tem problemas de viver a dois, porém é a primeira vez que se menciona a possibilidade de que um gen específico este vinculado na maneira em que os homens se relacionam com suas companheiras", segundo o estudo.
Hasse Walum, cientista do Instituto Karolinska responsável desta investigação, explicou os homens portadores de uns dos exemplares do alelo 334 se comportam de maneira diferente a outros em suas relações conjugais.
A freqüência dos problemas nas relações de homens com este gen, fui duas vezes mais elevada que naqueles que não são portadores, e suas companheiras com quem casaram estão menos satisfeitas de sua relação que suas amantes.
Walum declarou seu que é certo de que o gen influencia no comportamento masculino, "não pode utilizar-se para prever como atuaram".
Segundo o estudo, o hormônio vasopresina -produzido de maneira natural e administrado polo gen alelo 334- afeta l capacidade dos mamíferos de permanecerem monógamos, pelo qual os homens portadores "não garantem uma relação estável".

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Futurus incertus: Estados Unidos



Vice de McCain se compara a pitbull e ataca Obama

Sarah Palin empolga republicanos e debocha de críticos e adversários.

Sarah Palin se diz uma ''hockey mom'', ou seja, uma americana média típica e mãe de um jovem praticante de hóquei. E afirmou que só existe uma diferença uma ''hockey mom'' e um pitbull: o batom.Ela se compara a uma American Pit Bull Terrier Woman será que ela vê o senhor Obama como um jovem touro pronto para o abate em uma arena de American Bull Baiting, será que os republicanos estadunidenses importaram do passado inglês este jogo sádico do início do século XIX, onde era usado cães bulldogs para atacar touros em uma arena (com a discutível desculpa de amaciar-lhes a carne), será que a intensão republicana é deglutir Barack Obama, e para isso foi busca no remoto Estado do Alasca uma mulher pitbull para moder Obama no nariz e lhe segurar pelas orelha e fazê-lo cai na corrida pela Casa Branca. O lado pitbull da governadora do Alasca e companheira de chapa do republicano John McCain veio à tona na quarta-feira, durante seu pronunciamento na Convenção Nacional Republicana. Foi aplaudida de pé por quase três minutos por aqueles que defende o status quo estadunidense, assim que subiu ao palco, Sarah Palin atacou duramente o rival republicano, Barack Obama, dizendo que ele já assinou dois livros de memórias, mas nunca assinou uma única lei importante ou um projeto de reforma. Em outra ataque facista contra o rival, ela afirmou: ''Este é um homem capaz de fazer um discurso inteiro sobre as guerras que a América está combatendo e nunca usar a palavra 'vitória', exceto quando ele está falando de sua própria campanha''. O que podemos observar nesta senhora conservadora pseudo-moralista é o velho discurso republicano que salienta que os fins justificam os meios, o que há de heróico,nobre e vitorioso em atacar nações soberanas em nome da democracia com o único propósito controla suas riquezas. Pode até ter algo de vitorioso na visão da matilha republicana estadunidense. Quanto a imprensa, a senhora pitbull fez questão de se retratar alguém que ''não faz parte do sistema político'' e que, por isso, tem despertado a antipatia da mídia. Mas acrescentou: ''Eu não estou indo a Washington para servir à opinião deles (a imprensa). Eu vou a Washington para servir ao povo desse grande país''. Nesse momento, a fala da governadora foi interrompida por uivos e latidos da matilha reacionária e conservadora dirigidas contra o estande onde se encontravam repórteres da rede CNN e ABC, entre outras emissoras. Eu vos pergunto que povo americano esta senhora irá representar se por acaso chegar a Casa Branca?

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Futurus incertus:Um feudo chamado Maranhão


De: Araci Barreto Assunto: Fw: Conheça o MaranhãoPara: Undisclosed-Recipient@yahoo.comData: Sábado, 30 de Agosto de 2008, 17:12
Oligarquia Sarney
Por favor, após leitura, envie para parentes e amigos a fim de que todos tomem conhecimento.
- Para nascer, Maternidade Marly Sarney;

- Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney;

- Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney; - Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney;

- Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário, ou seja, do tal José Sarney;

- Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém-batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor);

- Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas 'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney. Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney. Seria cômico se não fosse tão triste.
Araci Barretoaraci@imagina.com.brPostal Clube

asma



Resfriados e gripe
Centros de saúde
Problemas respiratórios
Enciclopedia Médica
Problemas

Asma: prevenção e tratamento
A asma é uma enfermidade do sistema respiratório, que pode ser crônica ou episódica. Acontece quando as vias por onde circula o ar que respiramos se inflamam e contraem-se.
As classes de asma
Quanto as classes de asma são muitas, se dividem em dois grandes grupos: as causadas por agentes externos e as
asma extrínseca estas provocadas por agentes que provocam reações alérgicas nos enfermos. neste grupo se incluem os ataques de asma desencadeados por pólen, poeira, alterações ambientais, cheiros, etc.

Una reação excessiva a fungos e bactérias são as principais causas da asma intrínseca, que se manifesta em especial nos adultos.

O mais comum é que a asma é causada por uma combinação de causas extrínsecas e intrínsecas.


A asma é uma enfermidade que se pode controlar com uma terapia adequada e procurando evitar as causas extrínsecas que a provoca.

Inalador ou nebulizador: Qual deveria ser usado pelas crianças?
Os estudos tem demonstrado que não importa qual instrumento utilize nas crises asmáticas das crianças, é sempre importante que use adequadamente o instrumento, não importa se é um ou outro.

A asma


A asma é uma doença que provoca inflamação das vias aéreas, Por causa da inflamação das vias aéreas superiores, as crianças ou os adultos asmáticos ficam vuneráveis por um longo perído, serem capazes de reagir a determinadas partículas que estão no ar. Durante um ataque de asma, os músculos dos tubos que transportam ar para os pulmões (brônquios) sofrem espasmos, o revestimento dos pulmões se tornar inflamado e acumulam secreções nos pulmões fazer isso, de repente, respiração difícil. Quando a pessoa que está a ter um ataque de asma respirar, você pode ouvir um apito. A pessoa geralmente tosse um lote e, por vezes, expele muco dos pulmões. Em alguns casos, apenas os sintomas da asma é leve tosse crônica e seco dando especialmente à noite e ao amanhecer. Há muitas coisas que podem desencadear asma, incluindo os alérgicos, como os ácaros, poeira, pólen, baratas e pelo de animais. As infecções respiratórias virais, tais como frio, muitas vezes, causar asma. Outros exemplos de elementos que desencadeiam asma são exercício, ar frio, fumaça (de cigarros,madeira e lixo), vapores de produtos químicos, medicamentos para dor (especialmente aspirina), conservantes e corantes que são adicionados aos alimentos e tensão (stress).
A asma geralmente aparece na infância, mas também pode ocorrer mais tarde. O primeiro ataque freqüentemente ocorre após um frio ou a gripe. A asma é mais comum em crianças que estão expostas à fumaça do cigarro em casa.

Quando crescem, muitas crianças deixam para trás os sintomas da asma. No entanto, estes sintomas podem retornar alguns anos mais tarde. ·Na maior parte das crianças e dos adultos a asma pode ser controlada, evitando os ataques, e o uso de medicamentos para combater os sintomas. Os ataques geralmente muito fortes podem ser tratados com medicamentos inalados ou injetados.
Se um tratamento é feito de maneira correta e rápido, asma raramente será fatal. Triggers (acionadores) Durante as respirações normais, levando as vias aéreas para os pulmões estão totalmente abertas e permitem a passagem de ar para o interior e para o exterior. Em asmáticos, os vias aéreas estão inflamadas e são muito sensíveis a determinados fatores, geralmente não afetam as outras pessoas. Estas podem incluir substâncias, eventos ou atividades, e são chamados de "triggers" porque "acionar" a asma ou provocar sintomas como tosse, falta de ar e resuello. Desencadeia pode variar de uma pessoa para outra ou de uma estação para outra, e podem ser alterados, como uma criança cresce. Alguns são comuns dispararem reações alérgicas ao alérgenos (substâncias que provocam alergias), infecções virais, ar frio, exercício e fumo.