domingo, 7 de setembro de 2008

Futurus incertus: Brasil


Patriotismo


Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à seu povo, a sua terra que chamas de pátria, e aos seus símbolos bandeira, hino, brasão por representar a sua essência e a sua pátria. Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota e seu nacilonalismo.
Muitas vezes, estes nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas.
Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à concepção   de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica em fazer algo de bom pelo seu país, ou nação. Patriotismo não é aquele sentimento piegas que nosso povo brasileiro tem apenas na copa do mundo de futebol (patriotismo nos desportos), faz parte do nacionalismo. Mas não é só isto.É algo mais que falta no nosso povo brasileiro, em nossos políticos, juristas, atletas e até em nossos soldados. Muitos jovens estam nas forças armadas apenas pelo salário, não pela vocação. Ocerto seria ir para as forças armadas motivado pelo vocação militar e pelo nacionalismo. O salário deveria ser conseqüência, já que ninguém vive sem dinheiro. E digo de passagem, deveriam ganhar muito bem.
Ser patriota é ter amor próprio, e amor pelo irmão de credo, língua, de hábitos e constumes semelhantes e lutar para manter sua nação livre da aculturação extrangeira. Colher altoconhecimento tecnologia e científico e agregar-lo ao pré-construido na nação, isso é ser patriota. Defender seu país em uma guerra, em uma dispulta comercial ou nos esportes com toda força do seu corpo, de seu coração e de sua alma é os melhor sinal de orgulho e de amor para com sua pátria, mostrando que realmente pode viver ou morrer, com orgulho, defendendo o que mais ama e acredita.