Você conhece o atual Código de transito brasileiro?
Se você for uma criança, você acha que sabe mais sobre a segurança nas ruas de Proto Velho do que o seu pai e mãe?Talvez o saiba, pelo que vemos todos os dias em nossa cidade. E os pais – têm uma pontuação mais alta do que os seus filhos em matéria de transito? Agora é a hora de descobrir – fazendo uma auto-avaliação crítica. Você já falou de segurança no transito com seu filho, ou foi ele que falou para você ao volta da escola, pois a professora na classe ter enfocado o tema. Nos últimos onze anos, mais de 327.469 pessoas já morreram no transito brasileiro,já que estes números são dados de 2007, por isto já Ultrapassados.Os atropelamentos e as colisões corresponde a 4% das mortes do país, e de cada 25 brasileiro que chegam a óbito, um perdeu a vida no transito brasileiro. Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, são 98 óbitos todos os dias, cerca de 35 mil por ano. Tudo isso só é comparável aos 37 mil mortos por ano no Iraque ocupado pelas tropas do George Bush. A impunidade dos infratores fazem das nossas ruas palco de uma calamidade social que dizima todos os anos jovens, adultos e crianças, sem falamos de nossas estradas que são verdadeiros matadouros onde são ceifadas vidas de famílias inteiras.
Como as crianças são espelho dos pais, o comportamento dos mesmos nos leva a crer que teremos condutores piores do que os que temos hoje, se os governos da União, dos Estados e dos Municípios não se unirem para fazem alguma coisa pela vida que é ameaçada diariamente nas ruas e nas estradas brasileiras. Já ficou claro que apenas campanhas educativas nos meios de comunicação, não bastas. Tem que haver mais rigor nas leis, e que elas sejam cumpridas com o pobre e com o rico, com o homem comum e o homem público dos sistemas político ou judiciário. Ninguém pode está acima da lei. Mas infelizmente no Brasil a lei não é para todos de fato, só apenas no papel. Exemplo a recente lei seca; nas barreiras não param determinados veículos, se param por engano o cidadão se recusa a fazer o teste do bafômetro, chama o seu advogado, alega que foi constrangido e fica por isto mesmo. Pelo menos aqui na região norte e em quase todo o nordeste é assim, acredito que no resto do Brasil não seja diferente.
Os pedestres
Por tudo isto e muito mais, o pedrestres é bom lembrar e em ensinar aos filhos que só se devem atravessar ruas e avenidas na faixa de pedestre e quando o semáforo estiver vermelho para os veículos.
Os pais condutores
Devem ensinar suas crianças a fazer as coisas certa no transito, por isso devem dar bons exemplos no transito aos seus filhos para que venhamos a ter condutores melhores no futuro.
Os pais e os filhos ciclista
Devem aprenderemm a ultrapassarem um veículo motorizado sempre pela esquerda,mesmo que não este em movimento, e nos poucos lugares de nossa cidade onde existe ciclovias, anda sempre por ela.
Os pais e os filhos ciclista
Devem aprenderemm a ultrapassarem um veículo motorizado sempre pela esquerda,mesmo que não este em movimento, e nos poucos lugares de nossa cidade onde existe ciclovias, anda sempre por ela.
Dados do Detran de Rondônia sobre a real situação de Porto Velho
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existe quase um veículo para cada grupo de três cidadãos em Porto Velho.
A frota da Capital, segundo os dados do Detran-RO até fevereiro deste ano, já chega aos 119.566 veículos (carros e motos), enquanto que a população de Porto Velho, segundo estudos do IBGE realizados em abril do ano passado, não chega sequer aos 400 mil habitantes, pois estaria, até então, com 369.345 munícipes. Aí respode o por que de todo o caos no transito de nossa Porto velho, tudo isso somado a pessima formação dos nossos condutores e a falta de uma logística no transito portovelhense.
A frota da Capital, segundo os dados do Detran-RO até fevereiro deste ano, já chega aos 119.566 veículos (carros e motos), enquanto que a população de Porto Velho, segundo estudos do IBGE realizados em abril do ano passado, não chega sequer aos 400 mil habitantes, pois estaria, até então, com 369.345 munícipes. Aí respode o por que de todo o caos no transito de nossa Porto velho, tudo isso somado a pessima formação dos nossos condutores e a falta de uma logística no transito portovelhense.