sábado, 31 de julho de 2010

Luiz Karimai transcendeu!



Por volta das 15 horas desta tarde de sábado o Cariri Cearense ficou mais pobre, o nosso mais querido e iluminado artista Luiz Karimai desencarnou e voou para além do sol. Assim como sua arte transcende o belo, creio que o grande artista plástico Luiz Karimai transcendeu a matéria e assim como o sol que morre no Cariri e nasce um novo sol no Japão, neste estante ele esta iluminando em um plano superior. O latus cultus presta sua homenagem a este gênio, e oferece os pêsames e deseja a família e amigos enlutados que encontre o conforto no legado que ele nos deixou, no artista e no homem sábio que foi durante todo a sua vida.

Cícero

quinta-feira, 29 de julho de 2010

100 anos de nascimento de Adoniran Barbosa



Adoniran Barbosa nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos uma cidade localizada no sudoeste do Estado de São Paulo. foi um colecionador nato de apelidos e de amigos, sujeito simples de voz rouca, contador nato de histórias, conquistava o pessoal do bairro, e os freqüentadores dos botecos onde se sentava para compor o que os cariocas reverenciaram como o único verdadeiro samba de São Paulo. Mais do que sambista, Adoniran foi o cantor da integridade. Seu verdadeiro nome era João Rubinato - mas cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem numa nova história. Este boa praça, amigo de todos e celebrante da vida, estaria comemorando cem anos no próximo sábadodia 06/08/2010. Ele nos deixa em 23 de novembro de 1982, causa morte parada cardíaca.

Ele nos conta a vida de um típico paulistano, filho de imigrantes italianos, a sobrevivência do paulistano comum numa metrópole que corre, range e solta fumaça por suas ventas. Através de suas músicas, canta passagens dessa vida sofrida, miserável, juntando o paradoxo bom humor / realidade - para quê lamúrias?

Tirou de seu dia a dia a idéia e os personagens de suas músicas. Iracema nasceu de uma notícia de jornal - quando uma mulher havia sido atropelada na Avenida São João.

Adoniran nasceu e morreu em meios a problemas finaceiros, conheceu a miséria - chego a ganhar algum dinheiro com a música. Mas, todo o dinheiro que ganhou gastou ajudando parentes e amigos ou comemorando os sucessos com os seus amigos - seu combustível era a realidade - porque então querer viver fora dela? Sua caminhada não foi fácil de entregador de marmitas a sambista reconhecidos e reverenciado por grandes nomes da MPB. Ainda pode ver e ouvir sua s músicas sendo interpretadas por grandes vozes e interpretes como Elis e Clara Nunes.

Cícero*

terça-feira, 13 de julho de 2010

Próximos jogos do fogão


  • 18/07 - 18h30 - Engenhão, Rio de Janeiro

  • Brasileirão - Botafogo x Guarani

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Manchetes da imprensa desportiva nacional: “Felipe Melo não aceita ser vilão e pretende disputar Copa de 2014”.



Julio César e Felipe Melo no lance de origem do primeiro gol holandês

Apesar da expulsão na derrota do Brasil para a Holanda, Felipe Melo não aceita o rótulo de "vilão", pela eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo.

Realmente ele não é um vilão. Ele é um desequilibrado emocionalmente, e um jogador de pouca inteligência, de habilidade mediana. Está longe de ser um verdadeiro atleta como Pelé foi. Parece que tudo o que o Felipe Melo é, é ser muito pretensioso. Tenha dó se acha melhor do que o Pelé. Só existiu um atleta no mundo melhor do que o senhor Édson Arantes do Nascimento que foi Garrincha, mas na sua simplicidade nunca teve tamanha arrogância. O Felipe Melo alega que “As coisas boas as pessoas esquecem”. E continua com as lamentações, o volante não se demonstra contrito e resignado. Mas se revela magoado e ofendido com os que o criticam pelo seu erro. Isto fica bem claro em entrevista à TV Globo quando diz: “Tudo o que eu fiz não pode ser apagado por um cartão vermelho”. E continua tentado lembra ao povo Brasileiro: “Todo mundo esquece que o gol que o Robinho fez, foi passe meu, e também no gol diante da Coréia do Norte, a jogada teve origem comigo”. O jogador declara que pretende disputar a Copa de 2014. “Meu sonho (de jogar a Copa de 2014) ainda não acabou", comentou. “Agora vou voltar à Juventus e demonstrar meu futebol”. Ele também rebateu o rótulo de "mau caráter". "Eu sou um jogador de caráter muito forte, dentro de campo tenho uma garra muito grande. Mas as pessoas vêem isso de outra forma, como mau caráter". Mas o que o Felipe Melo entende por Caráter? Será que caráter forte para ele é temperamento forte? Porém, temperamento e destempero são duas coisas distintas. O que ele tem é destempero, descontrole emocional. É um jogador bomba relógio, sujeito neurastênico. Para o padrão do futebol contemporâneo que está nivelado por baixo da para jogar em clubes. Mas, nunca em nossa seleção. Ele tem que melhorar seu “Caráter forte”.

SOS Pernambuco e Alagoas


SOS Pernambuco e Alagoas: uma campanha para salvar vidas


A Cáritas Brasileira Regional Nordeste II e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB-NE2) lançou há 19 dias atrás, na quarta-feira (23/6), uma campanha de emergência intitulada “SOS Pernambuco e Alagoas” em favor dos atingidos pelas chuvas, esta campanha continua, pois os nossos irmãos e irmãs das regiões atingidas pelas enchentes, ainda estão precisando de nossa ajuda, lhes faltam tudo: comida, remédio, água potável, cobertores,... Suas vidas precisão ser reconstruídas tijolo por tijolo, e para isto, eles precisão de nossa solidariedade.

As doações poderão ser depositadas nas seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil

Agência 3505-X, Conta Corrente 5821-1 (para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0011-98).

Caixa Econômica Federa (CEF)
Agência: 1041, operação 003, conta 1292-1 (para DOC e TED CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Bradesco

Agência: 606, conta 68000-1 (para DOC e TED CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Confira aqui o vídeo da campanha SOS Pernambuco e Alagoas

http://www.caritas.org.br/noticias.php?code=13&id=953&filtro=16


domingo, 11 de julho de 2010

Com o primeiro título em uma Copa do Mundo, os espanhóis estão em festa.



Uma partida emocionante, foi difícil derrotar a Holanda. No tempo regulamentar de 90 minutos de jogo, nenhum gol foi feito. Neste 11 de julho, Iniesta com um chute aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação não só definiu o inédito título de campeão mundial, mas realizou um feito histórico para o futebol espanhol, ao levar a Fúria à vitória com um golaço faltando poucos minutos para acabar o jogo. O sonho castelhano se tornou realidade na final da África do Sul. Espanha é a campeã do mundo.


Cícero

sábado, 10 de julho de 2010

10 DE JULHO DIA DA PIZZA



Se existe um prato que é quase uma unanimidade nacional na aceitação é a pizza. E sempre que falamos nela, lembramos dos italianos. Mas não foram eles que inventaram essa delícia, nem ela surgiu com as características que conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e uma pitada de orégano por cima.

Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com o pão sírio e também chamada de “piscea”, daí vem o nome pizza.

Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.

Na seqüência, pizzaiolos mais criativos começaram a inovar por todo a Itália e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce, peixes da região e outros ingredientes.

A fama de Nápoles correu o mundo e, assim, surgiu a primeira pizzaria: a Port'Alba. Ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Entre eles, estava Alexandre Dumas, que até mesmo citou em uma de suas obras algumas variações da pizza. Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Nápoles para o resto do mundo foi “um pulo”, pois os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram.

Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa famosa delícia está em qualquer lugar da cidade de São Paulo e em todas as cidades brasileiras de Norte a Sul.

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985, em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo Cai Luís de Carvalho, no governo Franco Montoro (PMDB), por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

Hoje os habitantes da cidade de São Paulo consomem mais pizza do que os próprios italianos, além de ser a segunda cidade que mais come pizza no mundo, a nossa cidade bandeirante só perde para a cidade de Nova York que conserva este título de cidade onde há os maiores consumidores de pizzas do mundo, mas creio que por enquanto.

A receita da mais tradicional das pizzas:

Pizza marguerita

· Massa:

· 400 g de farinha de trigo

· 1 xícara (chá) de água morna

· 15 g / 1 tablete de fermento, biológico

· 1 colher (chá) de as

· l Cobertura:

· 1 (copo) de molho de tomate pronto

· 400 g de mussarela, peça inteira

· 5 tomates

· Manjericão a gosto

· Azeite o quanto baste

* Modo de Preparo

1. Num recipiente, dissolva o fermento num pouco de água e deixe descansar por 5 minutos

2. Misture a farinha e o sal numa bacia

3. Faça um buraco no centro, adicione o fermento dissolvido e, aos poucos, a água morna

4. Misture tudo com as mãos até formar uma massa lisa

5. Se for preciso, acrescente mais farinha

6. Trabalhe a massa por cerca de 15 minutos

7. Faça uma bola e deixe descansar numa vasilha coberta com papel filme por 1 hora, ou até que a massa dobre de volume

8. Para saber quando cresceu o suficiente, coloque uma bolinha (de 2 cm) da própria massa dentro de um copo de água, quando subir à superfície está pronta para a próxima etapa

9. Em seguida, trabalhe a massa vigorosamente por mais 10 minutos

10. Divida em quatro bolas iguais (para pizzas médias) e deixe crescer por mais 1 hora

11. Está pronta para abrir e assar

1. Cobertura:Depois que a massa tiver crescido, abra com um rolo de macarrão do tamanho de uma pizza média (6 pedaços)

2. Ligue o forno em temperatura média (180 graus)

3. Corte os tomates em rodelas de ½ cm de espessura

4. Rale a mussarela na parte grossa do ralador

5. Separe o manjericão que será utilizado

6. Espalhe sobre cada disco aproximadamente 4 colheres (sopa) de molho de tomate

7. Com as costas da colher, espalhe o molho uniformemente pelas pizzas

8. Coloque a mussarela ralada por cima do molho de tomate

9. Divida a quantidade de mussarela entre as quatro pizzas

10. Espalhe os tomates por cima da mussarela (divida a quantidade de tomate entre as quatro pizzas)

11. Regue com um pouco de azeite, cerca de 3 colheres (sopa) por pizza

12. Leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 30 minutos, até a mussarela derreter

13. Retire a pizza do forno e salpique algumas folhas de manjericão por cima

14. Sirva bem quente

* Tabela de calorias de algumas pizzas, é importante lembrar que estes valores são apenas uma base, pois existe uma variação grande, uma vez que os valores dependem da quantidade de recheio e da expessura da massa, que é diferente de um local para o outro.

PIZZA
(1 fatia – massa média)
CALORIAS
(Kcal)*
Somente a massa
124,0
Mussarela
240,0
Calabreza
272,3
Quatro queijos
348,0
Rúcula, mussarela de búfala e tomates secos
261,7
Escarola
230,4
Atum e Cebola
237,3
Catupiry
276,8
Frango com Catupiry
236,8
Lombo canadense com catupiry
293,3
Marguerita
262,6
Romana
287,4
Banana com canela
243,2
Brigadeiro
325,0