quinta-feira, 29 de julho de 2010

100 anos de nascimento de Adoniran Barbosa



Adoniran Barbosa nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos uma cidade localizada no sudoeste do Estado de São Paulo. foi um colecionador nato de apelidos e de amigos, sujeito simples de voz rouca, contador nato de histórias, conquistava o pessoal do bairro, e os freqüentadores dos botecos onde se sentava para compor o que os cariocas reverenciaram como o único verdadeiro samba de São Paulo. Mais do que sambista, Adoniran foi o cantor da integridade. Seu verdadeiro nome era João Rubinato - mas cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem numa nova história. Este boa praça, amigo de todos e celebrante da vida, estaria comemorando cem anos no próximo sábadodia 06/08/2010. Ele nos deixa em 23 de novembro de 1982, causa morte parada cardíaca.

Ele nos conta a vida de um típico paulistano, filho de imigrantes italianos, a sobrevivência do paulistano comum numa metrópole que corre, range e solta fumaça por suas ventas. Através de suas músicas, canta passagens dessa vida sofrida, miserável, juntando o paradoxo bom humor / realidade - para quê lamúrias?

Tirou de seu dia a dia a idéia e os personagens de suas músicas. Iracema nasceu de uma notícia de jornal - quando uma mulher havia sido atropelada na Avenida São João.

Adoniran nasceu e morreu em meios a problemas finaceiros, conheceu a miséria - chego a ganhar algum dinheiro com a música. Mas, todo o dinheiro que ganhou gastou ajudando parentes e amigos ou comemorando os sucessos com os seus amigos - seu combustível era a realidade - porque então querer viver fora dela? Sua caminhada não foi fácil de entregador de marmitas a sambista reconhecidos e reverenciado por grandes nomes da MPB. Ainda pode ver e ouvir sua s músicas sendo interpretadas por grandes vozes e interpretes como Elis e Clara Nunes.

Cícero*