sábado, 6 de março de 2010

O dia internacional da mulher


Por José Cícero Gomes*


O Latuscultus abraça e homenageia nesta segunda-feira dia 8 de março de 2010, todas as mulheres. Sem dúvidas esta é uma data especial que, neste ano, se reveste de um simbolismo maior pelo seu centenário. Além de parabenizar, também, o latuscultus vem dizer que reconhece as lutas de todas as mulheres do mundo, na medida em que sua linha editorial defende uma sociedade livre de preconceitos e com direitos igualitários.
A macha feminina nas lutas libertadoras e reivindicatórias por amplos direitos, é uma caminhada vitoriosa, mérito que pertencer à todas as mulheres que sempre estiveram na fronte da luta, às que ficara nos anais da história como Clara Zetkin, Olympe de Gouges, Barbara Leigh Smith, Simone de Beauvoir, a bióloga e zoóloga brasileira Berta Lutz enfim e as anônimas do campo e da cidade em todo o mundo. Foi assim, com árduas batalhas no enfrentamento a um mundo machista, que avançaram firmemente na conquista de direitos, indo da conquista do voto em 1934, a alcançar índices maiores de escolaridade e uma crescente presença no mundo do trabalho a partir da segunda guerra mundial.
Parabéns por todas as lutas vitoriosas ou não, ao longo destes 100 anos. O latuscultus deseja um feliz dia internacional da mulher a todas as mulheres, de todas as raças, nações e credos.