sábado, 15 de março de 2008

Educatio superior






O professor - historiador





O ensino de história mudou nas últimas décadas.... e mudou para melhor.
O nível do profissional de história melhorou muito nos últimos anos no Brasil. Os professores de história não se preocupam mais com datas e fatos, nem com o nome dos "grandes personagens". Não basta conhecer os momentos "mais importantes" do passado e quem fizeram estes momentos.
Agora você tem que pensar a História, comparar as histórias, analisar a história, escrever a história, relacionar presente e passado. É está preparado para diagnosticar o presente a luz da história, e ser capaz de supor como será o futuro com base na analise da construção histórica de hoje.

Nos últimas décadas a USP, Unicamp, Unesp, FGV, UERJ ,UFRJ, UECE, UFCE, UFPE e outra boas universidades brasileiras modificaram gradualmente suas grades curriculares que, apesar de serem diferentes entre si, tornaram mais claros seus objetivos e procuraram adequá-los a formação de um profissional antenado com a Lei de Diretrizes e Bases, e preparado para a docência.Não apenas um bacharelado alheio aos meandros próprios da educação de ensino fundamental e médio, mas o acadêmico de história hoje pode sair da universidade com a preparação para o exercício da docência e da pesquisa. Um verdadeiro professor historiador.

A preocupação do ensino de história é a formação integral do aluno, com o desenvolvimento de habilidades e competências que envolvem a análise, a comparação, a compreensão das diferenças entre as sociedades e seus desenvolvimentos. Existe uma grande preocupação com a formação e desenvolvimento da cidadania e isso se expressa no processo de ensino-apendizagem.

Isso significa que os grandes profissionais de história pretendem produzir dentro de suas escolas alunos que tenham capacidade de estabelecer relações e realizar analises, construindo suas próprias conclusões, ou seja leitores de mundos. Podemos afirmar que, para esses professores-historiadores, o ensino da história não é feito de datas e de heróis, não interessam as "curiosidades históricas", os "fatos pitorescos", saber nomes e datas e não desenvolver a capacidade de estabelecer relações.