sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Presidente Dilma Rousseff promete um grande pacto com as lideranças do movimento e com as organizações sociais sobre serviços públicos.


 José Cícero Gomes

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, emitiu nesta noite de sexta-feira as 22:00 hs em todos os canais de televisão do país, onde mais uma vez reconhece o direito de expressão dos manifestantes pacíficos, mas disse que não vai se comprometer com violência. A presidente Dilma anunciou que vai convocar os governadores e prefeitos das grandes cidades brasileiras e os representantes dos órgãos do governo federal para negociar com as lideranças das manifestações e com organizações sociais sobre um grande pacote de serviços públicos sociais.
Dilma voltou a elogiar a "energia" dos manifestantes, admitiu que nestes dias tem aprendido lições importantes com os manifestantes e disse que tinha que aproveitar essa energia para fazer mais mudanças. Ela lembrou que aqueles que foram  às ruas “têm o direito e a liberdade de criticar, questionar tudo. Mas de forma pacífica. (...) Eu sou a presidenta de todos os brasileiros que se manifestam e não se manifestar ".
A gravação do pronunciamento da presidente Dilma que foi ao ar esta noite, ocorreu em meio a mais um dia de manifestações que bloquearam as principais estradas de São Paulo e Rio de Janeiro. Nestas cidades foram novamente relatados saques de várias lojas.
A presidente assumiu a obrigação de ouvir a voz das ruas, mas também para manter a ordem e invitar o caos ficou bem claro que o Estado de direito irá fazer uso da força se necessário. Todo o seu discurso girou nessa direção: elogios para os manifestantes pacíficos e advertência bem claro para os manifestantes violentos que segundo ela são uma minoria que vão às ruas para leva a desordem e caos, e reforça estes "não pode manchar um movimento pacífico e democrático."
Ela também se referiu ao mundial. Ela lembrou que o Brasil é o único país que participou de toda a Copa do Mundo, que foi cinco vezes campeão do mundo e disse: "Nós precisamos dar outros países o mesma acolhida que recebemos deles."

Neste pronunciamento presidencial ficou claro que este fenômeno que hora assola o país preocupa a presidente Dilma e os governistas, e isso é muito bom porque nos mostra que os protestos estão dando resultado.