terça-feira, 18 de junho de 2013

A revolta dos R$ 0,20 centavos


Caro leitor:

                Nestes dias estamos vivendo algo atípico para uma nação que era até anteontem tida como uma "nação deitada eternamente em berço esplendido" . Como os internautas das redes sociais postaram "o gigante despertou". Segundo a ministra Helena Chagas falando ao Correio Brasiliense, a presidente Dilma Rousseff considerou "próprio dos jovens se manifestar" e "as manifestações são pacíficas são legitimas e próprias da Democracia."
                 Os estádios de futebol superfaturados construídos com dinheiro público para a Copa da Confederações deste ano e para a Copa do Mundo da FIFA do próximo ano levou a juventude para este despertar, caindo por terra aquele pensamento de que o povo brasileiro e principalmente os jovens teriam perdido a capacidade de se indignarem com a corrupção, com os corruptores e com os que se deixam corrompesse.
                 Não faz muito tempo que protestos no Brasil eram raros no mundo real, ficavam confinados nas roda de amigos nos botecos e nos ciclos de amigos virtuais das redes sociais, diziam que neste país de mãe Preta e pai João faziam aqui: "só   protestos pela liberação da maconha e só se faz marchas para Jesus". Esses que falavam isso calaram-se de repente e até agora estão bestificados com a grandiosidade deste movimento espontâneo, político, pacífico... Porém não partidário. Você já pensou seu filho e seus netos estudando na escola "A Revolta do Vinte Centavos" que será como ficará sendo lembrando esse momento de desperta da juventude brasileira.
                Mas é bom lembrarmos que toda essa revolta não é apenas por vinte centavos que aumentou na passagem do ônibus. Esta cifra há mais foi só agota d'água amarga demais para engolir, apenas mais uma coisa indigesta que os donos do poder tentaram empurrar de goela abaixo no povo brasileiro, mas estes vinte centavos não ficou preso na garganta dos jovens, ele foi até o estômago e refluiu trazendo com sigo tudo que estava preso na garganta sufocando nosso povo.
                Os nossos políticos sanguessugas e lapidadores do erário público devem estarem assombrados com esse maravilhoso fenômeno libertário de natureza popular e devem se perguntar: O que é isso? Senhores isso políticos isso é o povo despertando de um sono profundo, isso é um principio de revolução.
                Uma revolução que não tem com objetivo derrubar a presidente ou o governador do Estado de São paulo, do Rio ou do Goiás... Mas sua bandeira é algo muito mais grandioso e uma tarefa que até anteontem diríamos ser algo quase impossível, acabar com a corrupção e com os corruptos no Brasil. Nossos jovem lutam por sua vidas, seu presente e seu porvir. Eles buscam mudar seu país.

                                                                                       José Cícero Gomes
                                                                                       junho/2013 ano IV postagem 581