sábado, 23 de agosto de 2008

Realidade



Time vitorioso enfim se livra do rótulo de "amarelão" com ouro em Pequim

Lello Lopes em Pequim (China)





As derrotas para a Rússia na semifinal dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e na decisão do Mundial-2006 e para Cuba na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007 deixaram a seleção brasileira feminina de vôlei com uma fama: a de perder o controle nos momentos decisivos. Agora, com o inédito ouro obtido em Pequim neste sábado, em vitória por 3 sets a 1 (25-15, 18-25, 25-13, 25-21) sobre os Estados Unidos, esta equipe consegue a sua redenção e tira qualquer dúvida de que tem uma das melhores gerações na história.
Ao longo da competição, a equipe verde-amarela havia passado sem maiores desafios por seus outros adversários. Um a um, caíram Argélia, as temidas Rússia, Sérvia e Itália, Japão nas quartas-de-final, China na semi e, por fim, os Estados Unidos.
Mas a última vitória foi a mais suada de todas. Depois de terem vencido os sete jogos anteriores sem perderem sets, as brasileiras perderam a segunda parcial do jogo ante as norte-americanas e ainda sofreram para fechar a quarta etapa. Mas conseguiram, e se livraram do estigma de ‘amarelonas’.
Trajetória da seleção
Fase de Grupos
3 x 0 Argélia
Fase de Grupos
3 x 0 Rússia
Fase de Grupos
3 x 0 Sérvia
Fase de Grupos
3 x 0 Cazaquistão
Fase de Grupos
3 x 0 Itália
Quartas-de-final
3 x 0 Japão
Semifinal
3 x 0 China
Final
3 x 1 Estados Unidos
“Esse é um dos times mais vencedores de todos os tempos”, - técnico José Roberto Guimarães, antes da final contra os Estados Unidos
“A cor da nossa medalha é amarela, sim. Mas é amarelo de ouro.”, - técnico José Roberto Guimarães, depois da final contra os Estados Unidos
Desde que José Roberto Guimarães assumiu o time, em 2003, o Brasil se acostumou a disputar decisões. O grupo foi quatro vezes campeão do Grand Prix, tornando-se uma potência da modalidade. Nos principais campeonatos, porém, a seleção falhava.
O pior deles foi nas Olimpíadas de 2004, quando teve uma campanha parecida com a de Pequim. Foi à fase final invicta, com apenas quatro sets cedidos até as semifinais. No time, a ponta Mari se destacava. Era novata na seleção, mas uma das preferidas da levantadora Fernanda Venturini.
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Na semifinal com a Rússia, veio o rótulo. Com erros sucessivos, quando precisava apenas de um ponto para ir à decisão do ouro (24-19 era o placar no quarto set), o elenco perdeu a chance de uma final inédita. Mari, a mais acionada, foi considerada uma das culpadas.
O técnico Zé Roberto se manteve no cargo e proporcionou à Mari, sempre uma das jogadoras de melhor desempenho nas estatísticas, novas chances de redenção. Após a pressão de 2004, o novo revés no Mundial de 2006 aumentou o drama. Naquela final, a mesma Rússia voltou a atrapalhar o Brasil. A seleção estava a dois pontos de ganhar o título, mas levou a virada das russas.
O que parecia mera coincidência se repetiu em 2007. Já vista como uma das mais fortes no mundo, a seleção não “amarelava” até a fase final das competições. Ganhava os jogos, assumia a posição de favorita ao título, mas depois vinha a decepção. No Pan de 2007, não foi diferente. Depois de atropelar as rivais, o Brasil desperdiçou uma série de match points na decisão contra Cuba. Resultado: medalha de prata em casa.
O título nas Olimpíadas poderá servir, então, para apagar qualquer imagem de derrota do time. Para o técnico, o ouro é uma resposta a uma geração que merecia mais prestígio. “Esse é um dos times mais vencedores de todos os tempos”, disse o técnico Zé Roberto, antes da final contra os Estados Unidos.
"Aqui a gente estava muito tranqüilo porque todo o trabalho foi planejado e feito. Muitas das críticas que recebemos nós merecemos, porque a gente não conseguia fechar algumas partidas. Aquilo doía na gente porque a gente não queria admitir. Eu sabia que o time tinha caráter, tinha brio, tinha garra, que poderia ganhar de qualquer time do mundo, mas as derrotas aconteceram. Acho que a gente aprendeu, não adianta de sair batendo em todo mundo. Tem que se trabalhar. Só fica a história e essa medalha vai ficar pra sempre", encerrou o treinador.
Publicado no dia 23 de agosto de 2008

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Carmĭnis


ANÁLISE


Tão abstrata é a idéia do teu ser

Que me vem de te olhar, que, ao entreter

Os meus olhos nos teus, perco-os de vista,

E nada fica em meu olhar, e dista

Teu corpo do meu ver tão longemente,

E a idéia do teu ser fica tão rente

Ao meu pensar olhar-te, e ao saber-me

Sabendo que tu és, que, só por ter-me

Consciente de ti, nem a mim sinto.

E assim, neste ignorar-me a ver-te, minto

A ilusão da sensação, e sonho,

Não te vendo, nem vendo, nem sabendo

Que te vejo, ou sequer que sou, risonho

Do interior crepúsculo tristonho

Em que sinto que sonho o que me sinto sendo.

Fernando Pessoa, 12-1911

sábado, 9 de agosto de 2008

futurus incertus - Educação de jovens e adultos



Será a andralogia um novo modismo educacional





Estava evitando entrar na discussão sobre andralogia por perceber que este tema é mais um modismo na educação brasileira, porém dei uma olhada nos paradigmas dessa vertente reflexiva para o ensino de adulto. Já que o gestor da unidade de ensino que leciono, é um apaixonado divulgador dessa corrente de pensamento educacional. No entanto percebi que a penetração e o uso desses modelos na práxis docente ainda são muito limitados se comparadas com a pedagogia, por isso, na minha opinião, ainda está muito longe de vir a substituir a pedagogia no ensino de jovens e adultos, já que os próprios técnicos em educação não estão preparados para dar suporte ao educador no processo de ensino-aprendizagem. Por tudo isso,sou contra a qualquer forma de modismo, a pedagogia ainda cumpre com seu papel, creio que seria viável produzir uma pedagogia exclusivamente voltada para o adulto, sistematizada e teorizada, com seus pensadores e seguidores,constituindo um saber que satisfaça uma determinada necessidade do seguimento EJA. Vem daí o motivo de me posicionar contrario a substituição de uma ciência por um conhecimento experimental, digamos que seja de uma ciência por outra, simplesmente por que esta seja mais específica ou por seus potenciais imaginado por algum teórico apaixonado por modismo,caso a andralogia consiga apresentar um modelo lógico e viável para nossa realidade amazônica que seja mais convincente que a pedagogia, poderei vir a defendê-la com a garra do apaixonados de plantão. Mas por enquanto nem os defensores ardorosos entende bem o que defendem, andralogia por enquanto é apenas uma onda educacional promovida pelos apaixonados por coisas novas. Estes, primeiro tem que comprovar a eficácia da andralogia no processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos, mas para isso tem que primeiro aprender a ensinar os que não conhece a andralogia, a trabalha com a mesma. Lembram da onda do construtivismo, chegou assim também, só se falavam em Piaget, Vygotsky, Emilia Ferreiro e outros... Mais ainda hoje tem muitos dos ditos técnicos que propagaram o construtivismo que não compreendem o que pregavam, e exigiam dos educadores de suas unidades escolares o que nem eles sabiam colocar em prática.

futurus - Movimento luso-brasileiro de valorização de nossa língua portuguesa


quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Cultura











O Universo ganha um novo centro e se torna infinito, e o homem ocupa o centro de todas as coisas.
Prof. José Cícero Gomes
Filosofia

Antes de falarmos da passagem da mentalidade teocêntrica medieval para a mentalidade moderna antropocêntrica que levou a humanidade a produção cientifica e filosófica do período renascentista, se faz necessário salienta que não foi uma passagem rápida e harmônica, foi uma transição conflitante, já que as forças tradicionais e retrógradas resistiram às mudanças que abalavam os alicerces daqueles que controlavam o gado humano.
Mudanças para muitos era sinônimo de morte, houve que alguns homens que controlavam o conhecimento da época ligado as forças mais conservadoras procuraram eliminar o perigo iminente, criando e organizando listas de nomes de hereges e de livros proibidos (o Index).
No bojo deste contexto histórico, muitos pioneiros da ciência moderna sofreram perseguição e foram levados ao “Tribunal da Santa Inquisição” (órgão da Igreja Católico Romano encarregado investigar e descobrir os propagadores de heresias, isto é, concepções divergentes ao pensamento dos donos do poder (a igreja, a monarquia absolutista e os remanescentes da antiga nobreza feudal).
Um exemplo dessa caça aos bruxos foi o julgamento do filosofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), condenado a pena capital, à morte na fogueira por contestar o pensamento da Igreja Católica, que defendia a cresça que aterra era o centro imóvel do universo. Tal cresça católica de natureza geocêntrica era fundamentada na astronomia do grego Ptolomeu, na física de Aristóteles e em certas interpretações bíblicas.
Contra a concepção católica Giordano Bruno apresentou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico(1473-1543). Antecipando as idéias de Galileu sobre a Teoria Heliocêntrica e é condenado a morrer na fogueira pela Inquisição. Foi condenado por criticar abertamente a física aristotélica eo sistema geocêntrico de Ptolomeu(127-145 d.C.), o sábio italiano acabou recebendo sua primeira advertência formal da Inquisição, que condenava as teorias sobre o movimento da Terra e proibia o ensino do sistema heliocêntrico de Copérnico. Quando em 1632 Galileu publicou seu polêmico “Diálogo sobre os dois maiores sistemas do mundo”, logo recebeu uma ordem para se apresentar em Roma.
A condenaçãoAPÓS TRÊS MESES de exaustivas sessões de interrogatório, Galileu foi acusado pelo Tribunal do Santo Ofício e, em 22 de junho de 1633, obrigado a renegar sua certeza de que a Terra não estava imóvel no espaço, utilizando a frase “abjuro, maldigo e detesto os citados erros e heresias”. Galileu teve sua obra proibida e foi condenado à prisão domiciliar perpétua.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Cultura



A idade moderna produz uma sociedade antropocentrica.

A construção de uma nova imagem do homem e do mundo.
Com o fim da Idade média ocorreram uma série de transformações na sociedade européia consequências de outras transformações já ocorridas nos últimos dias da sociedade mediéval.
que marcou a passagem do modo de produção servil para o modo de produção capitalista, do pensamento teocentrico para o pesamento antropocentrico, e de uma Europa com nações sem Estados pra uma nova Europa com seu Estados nacionais.
O renascimento revelando os mistérios da natureza revalorizada pelo homem moderno, homem este, valorizado pelo humanismo que o coloca no centro de todas as coisas. O renascimento inspirou-se no humanismo; um movimento de pensadores, intelectuais e artistas( séculos XVI e XVII), tal movimento teve por berço a Itália. é bom salienta que foi o humanismo que crior as bases conceituais e de valores que permitiu a arrancada da razão e da Ciência no século XVII.

O universo ganha um novo centro e se torna infinito com as investigações científicas de homens como Nicolau copérnico e Galileu Galilei.





domingo, 3 de agosto de 2008

O humanista de Pisa


Galileu Galilei: um dos principais representantes do Renascimento Científico, e do humanismo.
"Quanto à introdução de novidades. Quem poderia duvidar que leve às piores desordens quando mentes que Deus criou livres são compelidas à submissão escrava a uma vontade externa? Quando nos dizem que devemos negar a evidência de nossos sentidos e sujeitá-las ao capricho de outros? Quando pessoas sem qualquer competência são tomadas juízes de peritos e se lhes outorga autoridade para tratá-los como lhes aprouver? São essas as novidades capazes de levar à ruína das comunidades e à subversão do Estado”.

(Diálogos Sobre os dois Principais Sistemas do Mundo)

Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em torno do Sol. Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Inquisição da Igreja Católica, que considerava esta idéia como sendo uma heresia. Galileu teve que desmentir suas idéias para fugir da fogueira. O mundo para Galileu era repleto de números e desprovido de encantos. Segundo ele a filosofia não se separa da lógica matemática, nem a reflexão filosófica da pragmaticidade matemática, que para ele no mundo se explica apenas através do números.
“A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos( ... ). Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas. Sem estes meios, é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto”.
Galileu Galilei(1564-1642)

_________
O Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo é um livro de de 1632 escrito por Galileu, teve grande influência no desenvolvimento científico da humanidade. Nele Galileu utiliza três personagens, Salviati, Simplício e Sagredo, que debatem sobre mecânica.

sábado, 2 de agosto de 2008

futurus incertus - educação pública


No Estado de Rondônia a Secretaria Estadual de Educação procura 'amordaça' professores .
Normas dos tempos da ditadura militar impede que docentes comente em sala de aula sobre a campanha deste ano para o executivo e o legislativo municipal.
Sônia A. S.
É não observamos nem um movimento ligado à educação lutando para tirar esta mordaça colocada há quase oito anos nos professores da rede pública estadual de Rondônia. Por tudo isso, deveriam ficar no mínimo indignados e promoverem manifestações de protestos e debates com autoridades e circular um abaixo-assinado contra os abusos do Senhor Governador e seus comandados da Seduc e das administrações de cada unidade escolar, na época da ditadura militar, era que se proibia os funcionários públicos da educação e de qualquer outra secretária de fazerem oposição a ARENA (partido político do governo militar). O ambiente de trabalho do professor deveria ser formador de opinião, já que o professor deveria ter a nobre tarefa de arar mentes, e formar cidadãos críticos e conscientes.Na prática, um professor não poderá dizer o que pensa da política do Estado, e principalmente do que pensa do candidato do Governador, não poderá usar camisa, boto,...Etc. Caso contrarie a vontade dos donos do poder, poderá sofrer um inquérito administrativo e até ser exonerado. As normas valem para todos os funcionários de todas as secretárias estaduais, mas acreditamos que na educação esse silêncio imposto é ainda mais grave, porque o que o professor fala tem um peso, mas a grande maioria dos professores não percebe a força que tem. O inconformismo e a consciência crítica de quem está na sala de aula é um perigo para a estabilidade do status quo, o senhor governador e seus teleguiados sabem disso.