quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Cultura











O Universo ganha um novo centro e se torna infinito, e o homem ocupa o centro de todas as coisas.
Prof. José Cícero Gomes
Filosofia

Antes de falarmos da passagem da mentalidade teocêntrica medieval para a mentalidade moderna antropocêntrica que levou a humanidade a produção cientifica e filosófica do período renascentista, se faz necessário salienta que não foi uma passagem rápida e harmônica, foi uma transição conflitante, já que as forças tradicionais e retrógradas resistiram às mudanças que abalavam os alicerces daqueles que controlavam o gado humano.
Mudanças para muitos era sinônimo de morte, houve que alguns homens que controlavam o conhecimento da época ligado as forças mais conservadoras procuraram eliminar o perigo iminente, criando e organizando listas de nomes de hereges e de livros proibidos (o Index).
No bojo deste contexto histórico, muitos pioneiros da ciência moderna sofreram perseguição e foram levados ao “Tribunal da Santa Inquisição” (órgão da Igreja Católico Romano encarregado investigar e descobrir os propagadores de heresias, isto é, concepções divergentes ao pensamento dos donos do poder (a igreja, a monarquia absolutista e os remanescentes da antiga nobreza feudal).
Um exemplo dessa caça aos bruxos foi o julgamento do filosofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), condenado a pena capital, à morte na fogueira por contestar o pensamento da Igreja Católica, que defendia a cresça que aterra era o centro imóvel do universo. Tal cresça católica de natureza geocêntrica era fundamentada na astronomia do grego Ptolomeu, na física de Aristóteles e em certas interpretações bíblicas.
Contra a concepção católica Giordano Bruno apresentou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico(1473-1543). Antecipando as idéias de Galileu sobre a Teoria Heliocêntrica e é condenado a morrer na fogueira pela Inquisição. Foi condenado por criticar abertamente a física aristotélica eo sistema geocêntrico de Ptolomeu(127-145 d.C.), o sábio italiano acabou recebendo sua primeira advertência formal da Inquisição, que condenava as teorias sobre o movimento da Terra e proibia o ensino do sistema heliocêntrico de Copérnico. Quando em 1632 Galileu publicou seu polêmico “Diálogo sobre os dois maiores sistemas do mundo”, logo recebeu uma ordem para se apresentar em Roma.
A condenaçãoAPÓS TRÊS MESES de exaustivas sessões de interrogatório, Galileu foi acusado pelo Tribunal do Santo Ofício e, em 22 de junho de 1633, obrigado a renegar sua certeza de que a Terra não estava imóvel no espaço, utilizando a frase “abjuro, maldigo e detesto os citados erros e heresias”. Galileu teve sua obra proibida e foi condenado à prisão domiciliar perpétua.