domingo, 3 de agosto de 2008

O humanista de Pisa


Galileu Galilei: um dos principais representantes do Renascimento Científico, e do humanismo.
"Quanto à introdução de novidades. Quem poderia duvidar que leve às piores desordens quando mentes que Deus criou livres são compelidas à submissão escrava a uma vontade externa? Quando nos dizem que devemos negar a evidência de nossos sentidos e sujeitá-las ao capricho de outros? Quando pessoas sem qualquer competência são tomadas juízes de peritos e se lhes outorga autoridade para tratá-los como lhes aprouver? São essas as novidades capazes de levar à ruína das comunidades e à subversão do Estado”.

(Diálogos Sobre os dois Principais Sistemas do Mundo)

Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em torno do Sol. Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Inquisição da Igreja Católica, que considerava esta idéia como sendo uma heresia. Galileu teve que desmentir suas idéias para fugir da fogueira. O mundo para Galileu era repleto de números e desprovido de encantos. Segundo ele a filosofia não se separa da lógica matemática, nem a reflexão filosófica da pragmaticidade matemática, que para ele no mundo se explica apenas através do números.
“A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos( ... ). Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas. Sem estes meios, é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto”.
Galileu Galilei(1564-1642)

_________
O Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo é um livro de de 1632 escrito por Galileu, teve grande influência no desenvolvimento científico da humanidade. Nele Galileu utiliza três personagens, Salviati, Simplício e Sagredo, que debatem sobre mecânica.