quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

versus rudes III


Apego
A vi
gostei de verdade
do que vi
varei a noite
vendo um geito
de volver a vê
teu vulto viçoso
e viciante,
Vera.
Cícero, 96.

Carmĭnis III

refém do medo

Há muito que o professor
tem se sentido como um palhaço equilibrista
numa corda banba,
como um domador de leões
preso em uma jaula
com suas feras.

Há muito que o professor
luta para extinguir
a miséria cultural do mundo,
buscando tirar uma geração
da estagnação cultural.

Há muito que o professor
tem a sensação que está num ringue
enfrentando pugilistas sangüinarios
em vez de dicentes
dispostos a aprender.

O professor não cosegue vê
em cada técnico-pedagogo
um árbitro imparcial,
mas vê nele mais um pugilista
tentando se promover de pé
sobre o cadáver de um docente,
e erguendo o braço do discente
com um sorriso farisaico no rosto.

Há muito os gestores
são vistos pelos professores
como pelegos carascos
a serviço do sistema,
verdadeiros judas iscariotes.

anônimo

Carmĭnis II

Um Quixote sem lança

Incerteza é tudo
que tenho na vida
sou um cavaleiro errante,
porém andante,
nesta minha vida errante.
sou um Dom Quixote sem lança
que se lança a sorte,
sem saber se é forte
para encarar a sorte.

Cícero, 09/08/85

sábado, 26 de janeiro de 2008

Signae Cruce

Em nome do pai...
Qual a origem do sinal da cruz?

Nas comunidades cristãs do primeiro século, os cristãos tinham como principais ícones o pão, o vinho e o peixe. Mas a partir do quarto século de nossa era cristã, a cruz tornou-se o principal símbolo da comunidade cristã, um ícone devocional. Com o passar dos anos o sinal da cruz foi gradualmente fazendo parte dos rituais da prática religiosa cristã nas missas, novenas e rituais domésticos. Também deve ter ganhado prestigio no mundo cristão no século V, após a polêmica acerca da natureza de Cristo. No início o ninal da cruz era feito apenas na testa, porém no início do século IX passa a prevalecer um sinal maior, esta nova prática do sinal da cruz abrangendo todo o corpo, foi uma orientação do papa Leão IV.

Os cristãosortodoxos fazem o sinal da cruz da direita para a esquerda, e com três dedos unidos. Isto significa que a cruz, primeiramente, visa os bem-aventurados, que estarão à direita de Cristo (foi o que ouvi certa vez), enquanto os três dedos unidos signficam as três pessoas da Santíssima Trindade numa só substância. Nós, latinos, fazemos o sinal da cruz da esquerda para a direita, para representar a conversão. Ambos são símbolos válidos.

O fundamental, porém, no sinal da cruz, é afirmar que o fazemos em NOME -- no singular -- de três Pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Um nome em três pessoas, para siginificar que há um só Deus em três Pessoas realmente distintas. Fazemos a cruz para significar que cremos na Encarnação, Paixão e Morte de Cristo, e que aceitamos a cruz inteiramente sobre nós.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Saga Viae ferrum Madeira-Mamoré

 


Há aproximadamente 100 anos iniciava-se uma saga em plena selva na Amazônia do sul,e graças as lentes da câmara do fotógrafo Danna Merril, que contruiu a crônica fotogáfica desta saga amazônica, temos ainda uma fonte para conta, recontar e repensar a história da EFMM,já que seu legado histórico matrial está sendo destruído e posto no esquecimento.Este ano a construção da EFMM combletará o seu 101º aniversário.Apesar de muitas tentativas de construir uma ferrovia em plena floresta amazônica, contornando o trecho encachoeirado do rio Madeira,não tiveram êxito.Foi só quando Percival Farquhar obteve a concessão através de compra, ao engenheiro Joaquim Catramby,para realizar a construção da EFMM,que a empleitada da construção da EFMM obteve êxito, apesar de ter havido outras tentativas sem sucesso, Farquhar consegue realizar com sucesso. Porém, finaceiramente a EFMM não foi um sucesso para o grupo empresarial Farquhar.
No final do século XIX, a Bolívia buscava ansiosamente uma alternativa para a perda de seus territórios marítimos da costa do Pacífico para o Chile,a fim de ter como escoar sua produção para América do Norte e Europa. No noroeste boliviano, o rio Madeira era uma alternativa que já era usada como corredor de importação e expotação.A opção encontrada foi a construção de uma via ferria que contorna-se o trecho encachoerado do alto Madeira.Tudo começa em 1871 com a Madeira-Mamoré Railway co. Ltda sob a direção de George Earl Church. A primeira equipe de engenheiros eram da empresa inglesa Public Works contratada por Church,só chegou à Santo Antônia em 1872. Varias dificuldades ocasionaram a desistência da tarefa de construção da EFMM. Com isso, fica evidente o fracasso Church. Mas ele nâo se dobra, e neste memo ano contrata os serviços de outra subsidiaria, a firma norte-americana P. & T. Collins, que demonstrou ter maiores ablidades para trabalhar em regiões inóspita, porém também não logra êxito. Até 1907 qundo Farquhar entra na saga, tudo fora apenas tentativas sem sucessos, antes da Madeira-Mamoré Railway Co.,Subsidiária da Brasil Railway Co. Em 1907 chegava a Santo Antônio do rio Madeira a empresa May, jekyll & randolph Co. Ltda que realmente deu inicio a construção de uma ferrovia em plena floresta equatorial amazônica,tal obra só ficaria pronta em 1912.
Posted by Picasa

Mea terrae natale


View Larger Map

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Notitia UOL

23/01/2008 - 05h11 Crânio humano que pode ter 100 mil anos é encontrado na China Pequim, 23 jan (EFE).- Arqueólogos chineses desenterraram os restos de um crânio humano que pode ter 100 mil anos, o que transforma esta descoberta "na mais importante" ocorrida na China desde que foram achados os restos do "Homem de Pequim", no começo do século XX. A descoberta foi informada pelo diretor da Administração Estatal do Legado Cultural, Shan Jixiang, e publicada hoje pelo jornal "China Daily". Segundo Shan, este achado "vai jogar luz sobre um período crítico da evolução humana". A descoberta aconteceu no mês passado em uma jazida situada em Xuchang, na província de Henan (centro), na qual os arqueólogos trabalham há dois anos e meio, apesar de não ter sido anunciada até agora. Foram encontradas 16 peças de um crânio quase completo que possui supercílios proeminentes e uma pequena frente. No entanto, segundo ressaltou o diretor do grupo de arqueólogos que trabalha na escavação, Li Zhanyang, "o mais surpreendente é que o crânio ainda conserva uma membrana fossilizada em sua parte interior, o que permitirá que os cientistas estudem o sistema nervoso dos antepassados do Paleolítico". Os restos encontrados se fossilizaram porque ficaram enterrados a cinco metros de profundidade, perto de um manancial cujas águas contêm altos níveis de cálcio. Além dos restos do crânio humano, 30 mil fósseis de animais e de artefatos realizados com ossos e pedras foram achados na região nos dois últimos anos. "Esperamos continuar realizando descobertas de importância na região", concluiu Li.
Posted by Picasa

versus rudes II


Minha mulher é única



Minha mulher tem a doçura do sapoti maduro
seu olhar, tem o poder de mim encantar.

Minha preta tem um olhar de menina maliciosa
Em cujo toque sobre minha pele queima
e me ensita.

Minha mulher tem um sorriso maroto de eterna menina
que me fascina.
se emoldura neste sorriso caboclo
uma bela imagem de vênus.

Seu jeito de ser é ribeirinho,
e beira a doçura das crianças,
algo que custei entender, mas amava
sem saber, mesmo tentado modificar seu jeito de ser.

Agora digo não mude seu jeito de ser
porque foi por esta mulher autêntica que eu me apaixonei.

Minha preta é como uma gema à ser lapidada
nas mãos de um hábil artesão.

Vera Lúcia, ainda procuro ser este artesão.
Mas hoje eu não quero
que você perca a sua essência.
Cicĕro, 21/01/2008

Carmĭnis I

Your body satiates me

Your body revies me
a beauty geografy
where I like to miss me
in its enigmatical relief.

A relief that teaches me
the symmetry of a masterpiece
and it revies me that
God was inspired when made you.

By all place from your body
I meet infinity beauties
and between a relief and other
a sweetnesssource that satiates me
as if I was a fired bedouin
that is satiated by a welcoming oasis.

Every place of your body
explore with my five senses
as if I was a enchanted maecenas
for a masterpiece's beautes.

by José Cícero Gomes

sábado, 19 de janeiro de 2008

Villae Sotalium


A decadêcia do patrimônio histórico material do Distrito de Calama


Calama é uma Vila acolhedora , marcante.Ninguém passa por esta comunidade sem levar algo dela e sem deixa parte de sua vida. A história da vila dos botos ainda é uma página à ser contada da história de Rondônia. Calama viveu seu áureo período no segundo ciclo da borracha, e vem vivendo pequenos períodos alternados de prosperidade e decadência. Hoje vive um momento de declínio econômico. Seu patrimonio histórico material foi praticamente destruído por seus moradores, dos velhos casarões coloniais da época da borracha só resta o casarão do Centro pastoral que se encontra em ruínas. A foto acima revela um tempo em que ele ainda estava apresental. Se deixar um patrimônio histórico se acabar é uma loucura, o que me diz de quem destroi com as proprias mãos a memoria hitórica marerial de seu povo. Pois isso se deu em Calama. Havia varias construções como a da foto acima. Porém, foram destruidas para darem lugar para casas, comércios e um templo Batista. Trocaram as velhas construções de madeira por novas edificações de alvenaria.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Sapiens90


Orĭgo Humana

Todos nos temos uma origem africana.

Não importa se és europeu, norte-americano,sulamericano ou asiático tens a mesma origem do povo africano. Vinhemos todos do mesmo tronco comum.

http://www.bradshawfoundation.com/journey/timeline.swf

Utra Sensibilitate

LEMBRANÇAS SENSORIAIS

Uma fragrância tão doce me chegou as narinas
trazendo o aroma de tempos passados.
À pele fresca da morena exala tal perfume
rasgando-me assim a minha consciência
e embriagando-me a alma com o doce aroma
que me fez volta à minha juventude!

Cheiro inebriante de uma época distante,
o cheiro de jasmim, cheiro de menina moça,
no frescor da tarde, ao sair do banho,
embriaga a alma juvenil...

Minha mulher em meus braços num galope.
Minha Vênus, a tomei nos braços como se fosse a primeira vez.
E ao longo do voluptuoso galope vespertino
se via estrelas em plena tarde de verão.

A brisa que entrava pela janela
fazia espalha o cheiro inebriante do jasmim
misturado ao cheiro do suor do corpo dela pelo quarto
e de volta a brisa ganhava a rua .

Talvez esta fragrância tenha impregnado a rua
Porque quando saímos fora ela estava bela e exuberante.
Como se tudo estivesse rejuvenescido
como o próprio jasmim após as primeiras chuvas,
e nesta hora parece que todos saíram à rua pensando ser primavera.

José Cícero Gomes
13/10/2007

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sapere Plus


Por que os olhos de alguns animais brilham no escuro? As luzes estão apagadas. Você não enxerga nada, mas permanece tranqüilo. Até que, de repente, um pequeno feixe de claridade mostra que há dois olhos a lhe vigiar na escuridão! Se num caso desses a sua primeira reação é gritar: -- Fantaaaaaaaaaaasma!!!, poupe as suas cordas vocais. Procure o interruptor, ilumine o ambiente e comprove que não se trata de assombração, mas de algum animalzinho, muito provavelmente um gato, que agora deve estar num canto, apavorado com o seu berro. A razão pela qual os olhos de alguns animais brilham no escuro está na formação desses órgãos responsáveis pela visão. Primeiro é preciso saber que os olhos de todos os animais têm uma região chamada retina cuja principal função é transformar a luz em impulsos elétricos, que vão para o cérebro e produzem a visão. E quem faz esta transformação são estruturas da retina conhecidas como fotorreceptores. Alguns animais, porém, têm, atrás da retina, uma área chamada tapete lúcido, que é feita de substâncias com propriedades refletoras, como os espelhos, que aumentam a quantidade de luz percebida. É por conta do tapete lúcido -- uma película colorida com certo brilho --, que os olhos de alguns animais, como cães, cavalos e bois brilham, ou melhor, refletem a luz ao serem atingidos por ela. Já nos olhos dos suínos e do homem, por exemplo, que não apresentam essa região refletora, tal característica não é observada. O tapete lúcido é uma adaptação noturna. Isso significa que, fazendo refletir a luz que incide nos olhos, há um aumento da estimulação dos fotorreceptores -- as células sensíveis à luz --, proporcionando a visão em locais escuros ou visão noturna. Graças a essa adaptação, leões, tigres e onças, entre outros felinos, são capazes de localizar suas presas mesmo no escuro. Por motivo igual, animais domésticos, como cães e gatos, conseguem se localizar em ambientes sem luz, podendo nos pregar sustos como o do começo do texto.
Sandra Cuenca,Departamento de Anatomia,Universidade Metodista de São Paulo eCentro Universitário Monte Serrat/Santos.

Primates Sapiens

Dentre os muitos símbolos nipônicos que chegaram até ao ocidente, está a imagem daqueles três macaquinhos que um não escuta, o outro não vê e o terceiro não fala.
Qual seria a origem deles?
O três macaquinhos sábios, como ficou conhecido, tem uma origem chinesa segundo o povo japonês. Dizem que um monge budista trouxe da china para o Japão no século VIII. Apesa da tradição foclorica japonesa afirmar como verdade, não há comprovação histórica dessa suposição popular. Eles ilustram a entrada do Estábulo Sagrado, um templo budista do século XVII, que fica na cidade japonesa de Nikko. A origem dessa imagem e baseada em um trocadilho japonês. O primeiro é Kikazaru ( o que tapa os ouvidos ), o segundo é Mizaru ( o que cobre os olhos ) e o terceiro é Iwazaru ( o que tapa a boca ). Que sua tradução para a língua falada seria "não ouça o mal", "não veja o mal" e "não fale o mal". "saru" em japnês significa macaco e tem o mesmo som da teminação verbal "zaru".
texto de José Cícero Gomes.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

versus rudes


Uma mulher pra vida inteira

de: J. Cícero gomes



Assim quando te vi linda naquela tarde,

disse a mim mesmo.

Achei a mulher pra vida inteira.

você não quis acreditar no primeiro momento

que seria a mulher da minha vida.



Sim, eu sei que você só se fez de durona.

Mas no fundo do seu coração

teve a certeza que achou

alguém pra vida inteira.



Seria tão fácil aceitar que o destino

escolheu você pra mim.

Mas você se fez de sega e surda

quando me abria pra você às margens do Madeira

Sob um belo pôr-do-sol de dezembro,

Você me achava um tolo.



Não pude fugi de você,

esse foi um caminho sem volta,

que por você eu fiz.

Eu quis fugi,mas não pude,

cada vez mais você me prendia,

quando sorria pra mim.



Mas quando você se deixou vencer,

quando olhou em meus olhos,

e deitou em minha cama.

Teve a certeza que achou alguém pra vida inteira.




Neste dia você se achou no meu corpo,

numa quente madrugada de Dezembro,

e encontrou alguém que lhe quer pra vida inteira.


Sim, eu sou quem lhe que pra vida inteira.

Você achou alguém pra vida inteira,

mas como não esperava.

Pensou que fosse apenas para uma noite de amor,

Mas o amor lhe sorriu,

e você teve a sabedoria de sorrir de volta

porque és a minha mulher pra vida inteira.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Viana um guerreiro de Cristo


Com uma coragem audaciosa de menino sonhador, aliada a uma clara tenacidade e um espírito aguerrido, Pe. Francisco Viana Pires afrontou toda sorte de adversidades.Mas fez um belo trabalho no Baixo Madeira. Este trabalho lhe consumiu 16 anos de sua vida. O povo do Distrito de Calama tem uma dívida de gratidão a este combatente e construtor da obra de Cristo na terra. O seu bom trabalho junto ao povo da Floresta às margens dos rios Madeira, Machado e Preto, não pode ser apagado, nem por aqueles que ficaram felizes com sua saída do vale do Madeira. Assim como São João Batista incomodava os poderosos do seu tempo, o Viana incomoda muita gente a onde quer que vá, com sua fé inquieta e suas ações libertadoras.Bem, acredito que o Viana vive com toda intensidade o sentido de ser profeta.

tempus hodie

Tempo Agora

tempus

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Eu amo Dona socorro


Eu amo Dona Socorro é o título de uma comunidade no orkut que reflete o sentimento de todos os alunos e ex-alunos desta gande mestra que é Dona socorro Martins.
Convido todos os ex-alunos da E.E. de 1º e 2º grau Adalto Bezerra,
principalmente os concludentes do 3º colegial de 1985
à fazerem parte desta confraria,
pois dona Socorro faz parte de nossas vidas.
Ela sempre foi mais que uma professora,
transcedia e transcede o ato de ensinar,
foi uma segunda mãe para um bando de alunos que
aprenderam ama-la, e por causa deste amor,
passaram a gosta de literatura,
mesmo aquele que não eram ávido pelas letras como eu.