sábado, 26 de janeiro de 2008

Signae Cruce

Em nome do pai...
Qual a origem do sinal da cruz?

Nas comunidades cristãs do primeiro século, os cristãos tinham como principais ícones o pão, o vinho e o peixe. Mas a partir do quarto século de nossa era cristã, a cruz tornou-se o principal símbolo da comunidade cristã, um ícone devocional. Com o passar dos anos o sinal da cruz foi gradualmente fazendo parte dos rituais da prática religiosa cristã nas missas, novenas e rituais domésticos. Também deve ter ganhado prestigio no mundo cristão no século V, após a polêmica acerca da natureza de Cristo. No início o ninal da cruz era feito apenas na testa, porém no início do século IX passa a prevalecer um sinal maior, esta nova prática do sinal da cruz abrangendo todo o corpo, foi uma orientação do papa Leão IV.

Os cristãosortodoxos fazem o sinal da cruz da direita para a esquerda, e com três dedos unidos. Isto significa que a cruz, primeiramente, visa os bem-aventurados, que estarão à direita de Cristo (foi o que ouvi certa vez), enquanto os três dedos unidos signficam as três pessoas da Santíssima Trindade numa só substância. Nós, latinos, fazemos o sinal da cruz da esquerda para a direita, para representar a conversão. Ambos são símbolos válidos.

O fundamental, porém, no sinal da cruz, é afirmar que o fazemos em NOME -- no singular -- de três Pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Um nome em três pessoas, para siginificar que há um só Deus em três Pessoas realmente distintas. Fazemos a cruz para significar que cremos na Encarnação, Paixão e Morte de Cristo, e que aceitamos a cruz inteiramente sobre nós.