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sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Saga Viae ferrum Madeira-Mamoré
Há aproximadamente 100 anos iniciava-se uma saga em plena selva na Amazônia do sul,e graças as lentes da câmara do fotógrafo Danna Merril, que contruiu a crônica fotogáfica desta saga amazônica, temos ainda uma fonte para conta, recontar e repensar a história da EFMM,já que seu legado histórico matrial está sendo destruído e posto no esquecimento.Este ano a construção da EFMM combletará o seu 101º aniversário.Apesar de muitas tentativas de construir uma ferrovia em plena floresta amazônica, contornando o trecho encachoeirado do rio Madeira,não tiveram êxito.Foi só quando Percival Farquhar obteve a concessão através de compra, ao engenheiro Joaquim Catramby,para realizar a construção da EFMM,que a empleitada da construção da EFMM obteve êxito, apesar de ter havido outras tentativas sem sucesso, Farquhar consegue realizar com sucesso. Porém, finaceiramente a EFMM não foi um sucesso para o grupo empresarial Farquhar.
No final do século XIX, a Bolívia buscava ansiosamente uma alternativa para a perda de seus territórios marítimos da costa do Pacífico para o Chile,a fim de ter como escoar sua produção para América do Norte e Europa. No noroeste boliviano, o rio Madeira era uma alternativa que já era usada como corredor de importação e expotação.A opção encontrada foi a construção de uma via ferria que contorna-se o trecho encachoerado do alto Madeira.Tudo começa em 1871 com a Madeira-Mamoré Railway co. Ltda sob a direção de George Earl Church. A primeira equipe de engenheiros eram da empresa inglesa Public Works contratada por Church,só chegou à Santo Antônia em 1872. Varias dificuldades ocasionaram a desistência da tarefa de construção da EFMM. Com isso, fica evidente o fracasso Church. Mas ele nâo se dobra, e neste memo ano contrata os serviços de outra subsidiaria, a firma norte-americana P. & T. Collins, que demonstrou ter maiores ablidades para trabalhar em regiões inóspita, porém também não logra êxito. Até 1907 qundo Farquhar entra na saga, tudo fora apenas tentativas sem sucessos, antes da Madeira-Mamoré Railway Co.,Subsidiária da Brasil Railway Co. Em 1907 chegava a Santo Antônio do rio Madeira a empresa May, jekyll & randolph Co. Ltda que realmente deu inicio a construção de uma ferrovia em plena floresta equatorial amazônica,tal obra só ficaria pronta em 1912.