quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Brasiliae Litteratura

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis é considerado pelo crítico literário estadunidense Harold Bloom, como o maior escritor negro de todos os tempos.É um dos maiores escritores da língua portuguesa, nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1839; Filho de um carpinteiro e uma doméstica; neto de escravos alforriados; mulato, pobre, epilético; foi criado no Morro do Livramento (Periferia Carioca), e faleceu nesta mesma cidade no dia 29 de setembro de 1908. Este ano fará cem anos de sua morte. No meu ponto de vista é o maio romancista de língua portuguesa, além de romancista, foi contista,dramaturgo, poeta, novelista, jornalista, crítico, ensaísta e importante tradutor, vertendo para o português obras como Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo e o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que também se chama Casa de Machado de Assis.. MACHADO DE ASSIS, um verdadeiro brasileiro.

por José Cícero Gomes

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Chat miseria.com.br


Visite a rádio miséria e o Chat miséria.com.br
da Juazeiro do Pe. Cícero para o mundo.

Carmĭnis VIII

Pirraça
De olhares poerentos
se arrasta
Na tardizinha esconjurada.
O velho caminho da cacimba,
se desfaz
Tranquilo e passadiço,
Engolindo a sombra do dia
que se avulta no de-redor
Das casas ...
As mulheres
Preparam
A mesma novena pezarosa
Duramente traduzida
Pelo quilaro rabugento
Dos candeeiros acesos.
Os meninos
continuam não rezando.
E a chuva,
Que assiste tudo lá de cima
Só de pirraça.
Não cai
Na terra seca.
Cleilson Perreira Ribeiro ( O poeta do Barro-CE)

Carmĭnis VII

ERRÂNCIAS

Insana luz
Busco-me na sombra
ser sol

Entre raios sedosos
insisto-me
ser são

Luzsombras claras
vestindo-me
da nudez
do sol
solentrando-me
em ti

Na sombra
sou só
luz

Zeca Domingos Silva

domingo, 24 de fevereiro de 2008

futurus


Raúl Castro sucede Fidel como chefe de Estado em Cuba

HAVANA hoje- Em sessão histórica, o general Raúl Castro, de 76 anos, foi eleito como o sucessor de Fidel pela Assembléia Nacional. Raúl sucede a seu irmão, Fidel Castro, que deixou o comando do país na terça-feira, após quase meio século à frente da República Socialista de Cuba, devido as sérios problemas de saúde que o tornou um homem debilitado incapaz de continuar governado seu país.
A Assembléia, Parlamento do país, reuniu os 614 integrantes para o início da nova legislatura. Esta será a primeira mudança no poder em Cuba desde 1959, quando Fidel e os heróicos guerrilheros derrotaram o ditador Fulgêncio Batista.
Raúl, que deixou claro que não abandonará o regime socialista, já vinha substituindo Fidel interinamente há 19 meses, após o ex-líder passar por uma cirurgia.

Carmĭnis VI

A poesia

É voz que vem do coração
são palavras que vem da alma
inspiração de um coração apaixonado
ou o grito de uma alma indignada

Hora tão doce como o mel
hora tão amargo como o absinto

É vida e morte
um momento e a eternidade
o tudo e o nada

É revelação de uma luta interior
entre o sentimento e a razão
entre a sensatez e a emoção.

J. cícero Gomes

futurus incertus


TRANSIÇÃO EM CUBA / MUDANÇA PLANEJADA

Normalidade inquieta Cuba sem Fidel


Os jovens vêem o impasse entre o modelo socialista de abertura chinesa ao capitalismo e o modelo de governo chavista venezuelano de natureza pseudo-socialista, hoje, a Assembléia Nacional escolhe sucessor de Fidel e dará o sinal de qual modelo a ilha seguirá.
Os paradoxos do comunismo caribenho faz parte das discussões entre estudantes e trabalhadores na ilha, que aguardam apreensivos sinais de como será o porvir após a sucessão do líder longevo da ditadura proletária cubana.
Os 614 deputados que se reunirão hoje na Assembléia Nacional do Poder Popular para abrir os trabalhos da sétima Legislatura entrarão para história, pois terão a tarefa de eleger o sucessor de Fidel Castro depois de 49 anos de exercício contínuo do poder na República Socialista de Cuba.O jornal do Partido Comunista, o "Granma", procura tranqüilizar a sociedade a cerca da sucessão . "A grande mudança já a fizemos em 1959", repete, referindo-se ao ano da chegada ao poder dos revolucionários que derrubaram o ditador Fulgêncio Batista, apoiado pelos Estados Unidos.

O povo cubano Admira e respeita seu líder, Fidel Castro, porque é um sobrevivente, assim como toda a gente cubana.Sim, a nação cubana vem sobrevivendo a 49 anos, a ameaça de vários presidentes estadunidenses que tem o intento de acabar com a República socialista de Cuba. A impressa marrom latino-americana vem incansavelmente participando de uma campanha anti-Fidel, campanha esta orquestrada pelo governo estadunidense, pelos principais veículos de comunicação dos Estados Unidos e pelos cubanos antipatriotas, anti-socialistas, capitalista e lambem botas dos burgueses de Miami e inconformados com a revolução.

Oliver Stone um cineastra estadunidense disse:, "Las manifestaciones en las calles en favor de Fidel Castro no son falsas, y si lo fueran, deberían darles el premio Oscar por actuación a esas personas, pues yo he visto sus caras de felicidad cuando se acercan al dirigente". falando ao jornalista Rolando Pérez Betancourt de o Granma. Se você desejar conhecer esta entrevista na integra acesse o seguinte site http://www.granma.cu/espanol/2004/septiembre/mar21/oliver.html
Assim como os outros presidentes estadunidenses antecessores de Bush, não lhes interessavam o que pensam a maioria do povo do continente americano, acerca da república socialista Cubana, Bush não é uma exceção, assim como seu pai nos anos 90, segue uma política anti-democrática, é um escravo, um marionete, um pelego das grandes companhias de petróleo e de armas que o colocou no poder. Democracia não se exporta, se constroem, terrorismo e dominação não são sinônimos de democracia. Não seria um embargo econômico ao povo cubano que iria ou irá mostra que eles estão errados e os cubanos americanizados de Miami estão certo. O bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos só faz reforçar o orgulho de ser socialista mesmo na pobreza. Todos nós latino-americanos sabemos que o american way of life é uma idelogia, e que a muita miséria e desigualdade social na terra do tio sam. E no tocante ao embargo imposto pelos Estados Unidos, todo sabemos que se os Estados Unidos não tivesse feito o embargo à cuba teria imediatamente declarado guerra ao povo cubano, devido o desrespeito e a violência com que este país tem tratado os povos do mundo ao longo de sua história, principalmente os que não se curvam diante sua prepotência, tem sido assim desde sua fundação, os primeiros a sentirem o terrorismo democrático foram os peles vermelhas que viviam nos Estados Unidos.
Cuba sobreviverá porque seu povo é guerreiro, é latino e o latino-americano é acima de tudo um forte.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

futurus incertus

Milho trangénico
Autor: Eduardo Gonçaves
Data: 23-08-2007

Muito se tem falado em culturas geneticamente modificadas, mais concretamente em milho trangénico.
Confesso que pessoalmente não aprovo este tipo de inovações agrícolas, pois como se sabe acarretam possíveis implicações e riscos futuros para o ambiente e para a qualidade da vida humana.
Pouca gente saberá é que a imposição destas culturas foi feita pelos Estados Unidos da América, de forma a poderem adquirir o monopólio do mercado mundial de cereais.
Seja como for, a União Europeia cedeu a mais esta pressão americana. E de quem é a culpa? Seguramente não será do “pobre” agricultor algarvio, que está alheio a todas estas “guerras” e pretensas leis do mercado global.
Perante este cenário algumas organizações ambientalistas, incapazes de actuar em sede própria e ao mais alto nível, e mesmo inoperantes no âmbito da promoção de um maior esclarecimento sobre a questão, recorrem a actos bárbaros e criminosos. Enfim, confundem ambientalismo com “eco terrorismo”.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Carmĭnis V


O velho casarão

Na rua Bejamim Silva
um casarão desolado
contendo o mistério
ancestral dos pioneiros
das sombras que se foram
junto com a fumaça
das fogueirinhas que defumavam o látex

Um velho alpendre olha triste
mira o pôr-do-sol
e escuta o cochilo do dia
cansado de muitas horas,
e a noite cai sorumbática...

As vozes do vento sob o remanso do rio,
chegam até em sua triste varanda
e vem bater em sua porta
trazendo os sonhos remotos
de tantos que se abrigaram em sua parede brancas
hoje nem tão brancas
encardidas pelo tempo

Neste instante no canto de uma janela
esta rajada de vento oeste
invade o velho casarão
sombrio e triste em busca
de poemas sepultados.

E por um tempo
percorrendo cômodo por cômodo
sai por um buraco da porta da cozinha
carregado de lembranças
de um tempo memorável.

Já é madrugada
é a lua vem consolar-lo
com sua suave luz branca sob suas brancas paredes,
e logo um novo dia chega,
e triste com seu futuro incerto
vai vivendo o velho casarão.


J. Cícero

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Camĭnis IV

A voz caetense


Levantou-se então um vento operário que varreu
de sul ao norte entre os meios de produção
numa terra de homens desesperançosos

Durante muitos anos o status quo foi sacudido
mas não transformado porque esta voz era igual
a todas as outras

Depois de dezessete anos a terra dos homens desesperançosos
ficou subitamente cheia de esperanças
com o surgimento de uma voz que ecoava no ABC
nem quando a repressão se fazia presente
se calou esta voz

Nos anos 80 a esperança renasceu
e toda gente saiu da eterna letargia
para se somar a voz caetense que vinha do ABC
e gritar por liberdade e diretas já

E houve quem chorasse de alegria ao vê Tancredo Neves eleito
mesmo indiretamente
mas logo muitos choraram de tristeza
ao vê-lo partir

E houve quem ininterruptamente cantasse
uma bela canção mineira que falava de
"alegria e muito sonho espalhados no caminhos”
ouvida antes apenas por jovens sonhadores
que acreditavam que viviam num novo tempo

E pelos parques afora arderam fogueirinhas de papel
onde corações sonhadores se aqueceram e sobre sua luz
comporão e cantaram novas canções sobre um novo tempo
de homens esperançosos

E um homem caminhou em busca do Planalto
e lá chegou após algumas tentativas
e a voz caetense se cala

Ali se despiu e desnudo se revela amante
de tudo aquilo que condenava
mostra que a voz do ABC era igual
a todas as outras

J. Cícero Gomes