quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O dia da pátria é um dia que nos lembra que temos que libertar o Brasil do mal da corrupção.










José Cícero Gomes

Na Câmara, A senhora deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) escapou com facilidade da cassação, sob o argumento de que a corrupção era anterior ao mandato e por isso não houve decoro parlamentar, segundo 265 parlamentares que votaram contra a cassação, apenas 166 votaram a favor da cassação do mandato da citada parlamentar, é bom lembrar que também houve 20 abstenções. Mas ainda ela tem que enfrentar o Supremo Tribunal Federal, já que, foi denunciada pela prática do crime de peculato, eu vos pergunto será que no STF a conversa é diferente? O ministro Joaquim Barbosa determinou a citação da deputada Jaqueline Roriz , para que apresente resposta à denúncia oferecida contra ela pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Por este caso, e mais outros inúmeros casos existentes no congresso, na Câmara Federal, nas Assembléias Estaduais, nas Câmaras Municipais e no executivo nos três níveis de poder. Não temos o que comemorar neste dia 7 de setembro de 2011. A corrupção neste país é crônica e endêmica, não de hoje, houve corrupção no Império, na Primeira República, no Estado Novo, na República Democrática de 1945, na República do Golpe de 64, na Nova República collorida, Na República Neoliberal Tucana, e hoje na República Petista. Sempre houve mau-caratismo, pouca vergonha, desonestidade, ou seja, sempre existiu corrupção em nosso país. Mas hoje está banalizada, e a cada dia que passa, nossa sensação de impunidade aumenta diante dos casos de corrupção que a todo o momento são noticiados nos meios de comunicação. Todos os dias aparecem um novo político protagonizando um novo escândalo, mas não há indignação popular, vivemos uma onda de machas... Fazem machas pela liberação da maconha, contra a homofobia, pela família cristã, pelos gays, pelos heterossexuais,... Tudo bem, mas ninguém faz uma macha pela vergonha, decência, honestidade, respeito aos homens e mulheres do Brasil, sem exceção de sua raça, religião, sexo ou opção sexual. Já que todos os brasileiros merecem respeito dos seus representantes.

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

Rui Barbosa