quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cícero



Marcus Tullius Cícero foi o maior orador de Roma e um escritor produtivo do verso, cartas e obras sobre filosofia e política, que muito influenciaram o pensamento europeu. Seus discursos e escritos se tornariam modelos para as gerações vindouras.

Primeiros anos de vida

Marcus Tullius Cicero nasceu em 03 de janeiro, 106 aC , em Arpino perto de Roma, o filho mais velho de um rico fazendeiro, também chamado Marcus Tullius Cicero. Em uma idade jovem Cícero começou a estudar os escritos da biblioteca de seu pai. Ambos Cícero e seu irmão Quintus tornou-se muito interessado na filosofia e falar em público. Quando seu pai notou que este interesse, ele decidiu levar seus filhos a Roma para a melhor educação que poderia ser encontrado. Roma era também um lugar onde os meninos poderiam aumentar a sua posição social.

Em uma idade adiantada Cícero viu o serviço militar durante a Guerra Social (90-89 aC ), mas ele conseguiu evitar o envolvimento na civis

Marcus Tullius Cicero.

guerras que se seguiram. Cicero primeiras aparições no tribunal foram feitas durante a ditadura (uma forma de governo onde uma pessoa regras com poder absoluto) de Sulla (81-80 aC ). Em um caso, enquanto defendia Sextus Rócio de Ameria em uma falsa acusação de assassinato, ele corajosamente fez alguns comentários abertamente sobre certos aspectos do regime de Sulla. Não seria a última vez que Cícero falou sobre aqueles de maior potência.

Em 79 aC Cícero deixou Roma para estudar em Rhodes. Em 76 aC , ele estava de volta a Roma, onde se casou Terentia, cuja família era rica e, talvez, parte da classe dominante. Em 75 aC , ele ocupava o cargo de questor, que o levou a adesão no Senado, o maior conselho no Império Romano. Em 70 aC , ele conseguiu seu primeiro grande sucesso, quando processados ​​por má gestão Caio Verres extrema do governo na Sicília.

Em 69 aC Cícero ocupava o cargo de edil (obras públicas e jogos) e que de pretor (juiz). Em 66 aC , Cícero fez o seu primeiro grande discurso de política de apoio à extensão do general Pompeu (106-48 aC comando) no Mediterrâneo. Durante os anos seguintes atuou como defensor auto-nomeado de interesses que geral. Em 63 aC Cícero se tornou cônsul, ou um oficial que representa o governo em uma terra estrangeira. Ele tinha alcançado o mais alto cargo político na mais tenra idade legal, um feito notável para um completo estranho.

Decepção e exílio

Nos anos após seu consulado, Cícero observou César (100-44 aC ), Pompeu (106-48 aC ) e Crasso (140-91 aC ) formam o Primeiro Triunvirato, uma aliança poderosa dentro do Senado. Cicero recusou a oferta para se tornar um quarto membro desta aliança, e ele expressou publicamente desagrado para os métodos violentos usados ​​Caesar em seu consulado. Esta remoção levou ao exílio de Cícero, ou forçado, para a Macedônia. Ele viveu lá por 16 meses, até que os esforços de seus amigos garantiu seu recall em agosto de 57 aC

Durante os próximos oito meses Cicero Pompeu tentou separar de seus parceiros. No início do verão de 56 aC Pompeu ordenou Cicero para parar seus esforços. Para os próximos quatro anos, ele foi em grande parte fora da política, dedicando-se a escrever e ocasionalmente emergentes a fazer aparições públicas.

Após a morte de Cícero Pompeu não tomou parte na política e dedicou-se a trabalhos de escrita sobre a filosofia e outros assuntos. Além de sua antipatia crescente de regra absoluta de César, a vida de Cícero foi feito infeliz durante estes anos por dores domésticos. No inverno de 47-46 aC ele se divorciou Terentia após trinta anos de casamento. No verão seguinte, ele estava profundamente entristecido pela morte de sua filha Tullia muito amado.

Triumvirate segunda

Cícero não estava envolvido na conspiração contra César, embora fortemente o aprovava. Após o assassinato de César, ele tomou uma parte importante no estabelecimento de um compromisso entre Marco Antônio (c. 81-30 aC ) e aqueles que mataram César. Em pouco tempo ele concluiu que Antony era uma ameaça tão grande à liberdade como César tinha sido. Mas Otaviano (63 aC -14 dC), tendo tomado o poder em Roma pela força, chegou a um acordo com Antônio e Lépido (falecido em 152 aC ) para definir-se como uma ditadura de três homens. Eles começaram por proibir muitos de seus inimigos, e entre os primeiros nomes na lista era de Cícero. Ele poderia ter escapado, talvez, mas seus esforços foram half-hearted. Em dezembro de 43 aC , ele encontrou a morte nas mãos dos homens de Antônio com coragem e dignidade.

Como um político de Cícero foi finalmente vencida, já que ele não foi capaz de impedir a derrubada do sistema republicano de governo. É em seus discursos e seus escritos que o legado de Cícero realmente reside.

Os discursos e diálogos

Os textos dos 57 discursos sobreviveram e Cícero entregues pelo menos cinqüenta mais, quase todos os quais foram publicados, mas já foram perdidos. A coleção dos discursos existentes é impressionante, tanto para seu volume e sua qualidade. Dos discursos jurídicos, "Pro Cluentio" (66 aC ) é o mais longo e mais complicado, mas dá um quadro vívido da vida em uma pequena cidade italiana. O muito mais curto "Pro Archia" (62 aC ) é notável por sua defesa sincera e persuasiva de uma vida dedicada a atividades literárias. Dos discursos políticos o "Catilinarians" são os mais famosos. Os catorze "Filípicas" são provavelmente os melhores, no entanto, porque neles Cicero concentrada toda a sua energia e habilidade com uma franqueza que ele nem sempre conseguir.

Quase todas as obras de Cícero sobre filosofia, política ou retórica (o estudo da língua) são em forma de diálogo. Eles foram escritos em uma linguagem elegante latino de Cícero, que foi um mestre. Vários são dedicados à ética, religião e outros temas filosóficos. Eles são extremamente valiosas porque nelas ele reproduziu as teorias de muitos dos principais filósofos gregos da escola de pós-aristotélica, como os estóicos e os epicuristas, cuja obra não sobreviveu.

Outro grupo de trabalho de Cícero está preocupado com a teoria política, especialmente "De republica" (54-51 aC ), dos quais apenas um terço sobrevive, e "De legibus", começou em 52 AEC , mas talvez nunca concluída. Estas obras também foram, em certa medida com base em idéias gregas. Mas a base foi reforçada pelo gênio romano para a arte de governo e própria experiência de Cícero considerável da política.

As letras

A coleção de cartas de Cícero é sem dúvida a parte mais interessante e valioso de todos os seus enorme produção literária. Ele inclui quase 800 cartas escritas por ele, e quase mais cem escrita a ele por uma grande variedade de correspondentes. As cartas sobreviventes pertenciam principalmente a seus últimos anos. Há apenas doze encontros antes de sua consulado, enquanto mais de um quarto da coleção foi escrita nos últimos 18 meses de sua vida.

Algumas das cartas foram tão cuidadosamente composto como os discursos ou diálogos. A maioria deles, especialmente aqueles a seu irmão ou a amigos próximos como Atticus, tem uma originalidade que muitas vezes falta em seu trabalho mais calculado. Nessas cartas íntimas Cícero usou um estilo muito informal, com uso freqüente de gírias e palavras ou frases em grego.

As cartas cobrem uma imensa gama de assuntos, mas acima de tudo, eles dão uma imagem incrivelmente nítida de Cícero si mesmo. As letras demonstram sua energia e da indústria, sua coragem, sua lealdade e sua honestidade básica, bondade e humanidade. Graças às suas cartas, sabemos Cicero como sabemos nenhum romano outros.

Para Mais Informações

Everett, Anthony. Cicero:. A vida e os tempos de maior político de Roma, New York: Random House, 2002.

Forsyth, Fiona. Cicero: Defender da República. New York: Rosen Central, 2002.

Read more: Marcus Tullius Cicero Biography - life, family, death, young, son, information, born, house, marriage, time http://www.notablebiographies.com/Ch-Co/Cicero-Marcus-Tullius.html#ixzz1VzxOK8N6