sábado, 13 de julho de 2013

Breve história do Rock and Roll


Os primórdios do Rock and Roll deu-se em 1950

José Cícero Gomes

Para os amantes do rock, é difícil de acreditar, mas houve uma época em que não havia Rock and Roll. As maiorias dos historiadores rastreiam a história deste estilo musical e defendem que seu início remonta ao ano de 1954, quando um novo tipo de música, então chamado Rock and Roll, apareceu e revolucionou gosto musical da juventude, e praticamente de forma radical mudou o mundo.
O rck’n roll, claro que não se desenvolveu em um vácuo, nem de forma espontânea, mas resultou da convergência de vários ritmos e estilos musicais, principalmente partindo do ritmo do blues e do country music e do Black gospel music dos EUA na década de 1950, com uma batida forte sotaque, slangs e estrutura gramatical relativamente simples com frase facilmente compreensível sem grande esmero poético e uma das coisas que ajudou o rock cair no gosto da juventude foi a utilização de uma série de evoluções tecnológicas como instrumentação eletronicamente amplificada que veio criar um novo mercado para a música.
Essas varias influências musicais combinadas em uma simples estrutura da canção com o blues como o espírito da música, tendo uma batida rápida e solos de guitarras, um estilo sexy, atraente e que todos poderiam dançar de forma fácil e com entusiasmo, uma música com alma juvenil e rebelde. Todas estas qualidades juntas com o fato de que ela horrorizava os adultos retrógados e fanáticos religiosos em geral e os pais em particular que temiam pela integridade virginal das filhas nos bales e nos shows de rock’n roll, o Rock and Roll causou para tornar-se imensamente popular entre os adolescentes, que pela primeira vez, tinham uma música  própria com o seu espírito.

Entre as importantes bandas e solistas de Rock and Roll em 1950, encontam-se: Willie Mae Thornton, Big Joe Turner, Bill Haley e Seus Cometas, Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly e os Crickets, Fats Domino, Bo Diddley , Gene Vincent, o Everly Brothers, e Carl Perkins. E outros.