terça-feira, 10 de março de 2009

Philosophĭa: Humanidade


O PENSAR IDENTIFICA O HOMEM


Apesar de o termo ser Humano ser mais genérico ou indeterminado, e querer dizer respeito à espécie, à classificação, ao mundo zoológico. Ser Humano não é apenas um animal bípede da família dos primatas pertencente ao ramo dos hominídeos e à subespécie Homo sapiens (homem sábio,homem que pensa), nem tão pouco é simplesmente uma pessoa bondosa ou humanitária, como também não é o mesmo que cidadão, este está muito mais próximo do termo Pessoa. O pensar identifica a humanidade no homem. A racionalidade é uma qualidade inerente do ser humano. Com ela o homem consegue pensar, evoluir culturalmente, aprender, ensinar, inventar, criar, construir, destruir e reconstruir.

Mas o que é o ser humano?

“Que quimera¹ é, então, o homem?
Que novidade, que monstro, que
Caos, que motivo de contradição!
Juiz de todas as coisa, ( ... ) glória
E escória² do universo.”

Blaise Pascal²
O que nos separar dos macacos é a nossa capacidade de pensar devido, isso foi possível temos um encéfalo mais desenvolvido que os macacos. Graças a esta capacidade, conseguimos nos posicionamos em relação a todas as coisas do universo, mantendo contato com elas e delas, também retirando o necessário para nossas vidas. Nós somos o que somos porque pensamos. O tipo de vida que levamos está intimamente ligado à importância que damos à racionalidade. Nossa humanização é proporcional ao uso que fazemos da razão.

__________
1. Quimera: produto da imaginação; fantasia.
2. PASCAL, Blaise (Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme, 19 de Junho de 1623 - Paris, 19 de Agosto de 1662) foi um filósofo religioso, físico e matemático francês de curta existência de vida, que como filósofo criou uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Frase esta síntese de sua doutrina filosófica: o raciocínio lógico e a emoção.Considerado um gênio,ele foi uma criança prodígio educado por seu pai. Segundo este grande teólogo e matemático do século XVII, pensar faz a grandeza do homem.
*José Cícero Gomes professor de filosofia
da Escola EEM João Bento da Costa.
Porto Velho - RO.