terça-feira, 28 de março de 2017

Brasil atual: um quadro anacrônico



Hoje temos uma classe média medíocre que se orgulha de dizer que é capitalista sem tem capital, e que é assalariada e explorada mais não se mobilizam não se articulam e nem se unem para lutarem por seus direitos, pois são individualistas e egoístas, e nutrem a ilusão neoliberal da meritocracia, acreditam que mesmo sendo pessoas físicas terão o mesmo peso de um CNPJ na hora de uma negociação ou contratação trabalhista, mesmo sob um regime perverso como é o da terceirização.
A maioria esmagadora de nossa classe média defende o engodo de que basta um individuo ser bem preparado para ter um futuro garantido, e assim o faz, buscam se prepara e quando chega à empresa ele é um indivíduo custo zero para a empresa. Mas esta preparação fica apena no campo técnico, dai o desconhecimento das novas gerações de como funcionam o mundo em que estão inseridos e a gritante ignorância de conhecimento que lhes agreguem valores mais humanos e universais, eles se tornaram mais pragmáticos e individualistas. Daí o alto grau de analfabetismo político, pelegismo, alienação, preconceitos, intolerância, sectarismo e até fanatismo religioso entre os membros de nossa classe média atual.
Já a classe trabalhadora urbana e rural que como a classe média também fora manipulada, ambas foram preparadas pelos mesmos agentes e instrumentos ideologicos a serviço da manutenção dos interesses da classe dominante e dos grandes capitalistas estrangeiros que atuam no Brasil pós golpe de 2016, até se justifica como se deixaram ser manipulados pela grande mídia, pelas igrejas neopentecostais e por alguns velhos padres rançosos da ala conservador de nossa igreja católica no Brasil, ala essa que sempre fez opção pelo poderosos e não pelos trabalhadores.  
Bem, no caso dos trabalhadores brasileiros que compõem as ditas classe “C” e “D” se tornam reprodutores do discurso de seus algozes é explicável porque não tiveram como se desvencilharem da doutrinação ministrada pelos falso jornalismos e pelos ditos lideres religiosos que fazem parte do jogo político da classe dominante deste país. Não podemos esquecer que as classes “C” e “D” são compostas em sua maioria por analfabetos e analfabetos funcionais, não é que na classe “B” não haja analfabetos funcionais, há, porém em menor número, o que não há é o iletrado. Poderíamos perguntar como a classe “B” se deixou levar é ser manipulada? Creio que não foi muito difícil porque nossa classe média se apequenou. Entre seus membro sempre existiu o que chamávamos nos anos 70 e 80 de pseudo burguês, mas também havia os indivíduos politizados, cultos, humanistas que sonhavam com um Brasil melhor e mais justo para todos.
Os filhos e netos da geração Coca-cola que pertencem a classe “C” e “D” estão em sua maioria manipulados, alienados e acovardados diante de todo o mal que a horda criminosa de política de direita e extrema direita têm feito contra a classe trabalhadora e contra o país. Os da classe “B” são igualmente manipulados, alienados, Mas ainda têm um agravante são pobres com um feijão mais gordo, mas não se consideram pobres, são assalariados, mas só porque recebem bem mais do que o mínimo não se conseguem ver como explorados, e até se dizem capitalistas sem terem capital.
Quanto a classe “A” esta é a dominante e a causadora de todos os males do Brasil porque ela é egoísta, tacanha, cruel, exploradora, asfixiadora, corrupta e antinacionalista.   

Por tudo isso e muito mais, muitos acreditam que a corrupção e o desmando no país são frutos do PT e que antes o Brasil era um país de políticos austeros e honestos, e que o regime militar foi um tempo de honestidade e prosperidade e outras mentiras. O Brasil chegou a essa realidade caótica, onde pobres trabalhadores foram as ruas pedir por um impeachment para retirar uma presidente legitima e honesta, só porque a mídia corrupta e venal os disse que ela era causadora da crise, e ela de todos os males deste país, e alguns passaram a ter um ódio mortal dela, e de todos membros de seu partido. Tiveram aqueles que foram mais longe na insanidade passaram a ser contra as lutas sociais e defensores até de ideias neofascistas, além de passaram a fazer apologia a Ditadura e a tortura, entres esses insanos alguns passaram a pedir intervenção militar e a defender um estado de escravidão consensual.