sábado, 24 de março de 2012

O Brasil perde um dos maiores humoristas de todos os tempos



O ator humorista cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho faleceu aos 80 anos de idade e 65 anos de carreira na tarde da última sexta-feira (23/03), no Rio de Janeiro.
Quando se fala em humorismo no Brasil, vem sempre à nossa mente as figuras de Oscarito e Vasconcellos, mas quando se fala em humorismo para todos os públicos e gostos, quem nos chega à mente é a imagem de Chico Anysio. Seu talento e genialidade produziu mais de 200 personagens de sucesso que o tornou um dos maiores humoristas do Brasil. Chico se destacou no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
Um talento genuíno, que deixou este mundo, para fazer sorrir o plano superior. Chico Anysio, pela primeira vez, fez o Brasil ficar triste. O luto decretado em suas duas terras amadas – Maranguape, onde nasceu, e Rio de Janeiro, onde viveu e morreu – representa a consternação pela perca, irreparável para a arte da interpretação e da criação.
Chico não morreu na memoria do povo brasileiro, além da morte física, há vida, e aqui ele deixou uma vida inteira, de criações e contribuições para arte cênica de natureza humorística, mas é bom lembrar que ele teve algumas participações em trabalhos dramáticos e não cômicos. Mas os trabalhos que eternizou o seu nome em vida, foram os humoristicos, mais de duzentos inesquecíveis personagens.
Chico, você é imortal e inesquecível. E esta não é uma homenagem de morte, mas um reconhecimendo dos que fazem o Latuscultus à sua vida! Esta é uma homenagem de vida! De uma vida inteira dedicada ao rádio, televisão e ao teatro, com criações únicas e sem apelações, aproveitando-se apenas da sua genialidade e sua inigualável veia cômica.

quinta-feira, 8 de março de 2012

08 de marco - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Hoje é o dia das guerreiras de todo o mundo que estão em busca da memória perdida.

O Latuscultus sauda todas as mulhesres sem exceção de raça, cor, nacionalidade ou de credo (religião). E lhes desejam um feliz dia da mulher repleto de consciência e indignação contra as manobras dos donos do poder que buscam incutir nas mentes femininas que a luta da mulher e resultante de uma luta do sexo e não de classe. Durante séculos, o papel da mulher incidiu sobre tudo na sua função de mãe, esposa e dona de casa. Ao homem estava destinado um trabalho remunerado no exterior do núcleo familiar. Com o incremento da Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, muitas mulheres passaram a exercer uma atividade laboral, embora auferindo uma remuneração inferior ao pago ao homem. Lutando contra essa discriminação, as mulheres enfrentaram diversas formas de luta na Europa e nos EUA, por falar neste país, este dia é uma homenagem as 129 tecelãs foram mortas carbonizadas dentro da fábrica onde trabalhavam porque organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e contra a jornada de doze horas, na cidade de Nova Iorque em 1857. Quanto ao heroísmo das operarias há quem conteste porque segundo estes não há referências historiográficas sobre o fato.

A referência histórica principal das origens do Dia Internacional da Mulher é a segunda conferência internacional das mulheres socialistas em 1910, em Copenhague, na Dinamarca, quando Clara Zetkin propôs uma resolução para criar oficialmente um dia internacional da mulher. Na resolução não há alusão ao 08 de março. Clara apenas mencionou a idéia de seguir o exemplo das mulheres socialistas americanas. É certo que foi a partir desse momento que as comemorações começaram a ser de caráter internacional, expandindo-se pela Europa, motivada pela organização e iniciativa das mulheres socialistas.

Essa e outras fontes históricas intrigaram a pesquisadora Renée Coté de tal forma que ela publicou, em 1984, no Canadá, sua pesquisa emocionante procurando o elo perdido (s) da história do Dia Internacional da Mulher.

Renée, como parte da sua investigação, redescoberta da história das feministas socialistas americanas que tentavam recuperar - a partir do turbilhão da história das lutas operárias durante o final do século 19 e começo do século 20 - a intensa participação das mulheres trabalhadoras , e dar visibilidade a suas manifestações, suas greves, sua capacidade de organização autônoma de lutas, destacando a luta para o direito das mulheres ao voto, em outras palavras, o sufrágio universal. Usando esta redescoberta como uma base, ela trabalha em cima das hipoteses e sobre o porquê de esses registros históricos terem sido ignorados ou porque se perderam com o tempo.

O que é claro, da pesquisa de Coté, é que a referência a um 8 de março, ou um greve de mulheres operárias americanas, a manifestação de mulheres estadunidenses ou um dia das mulheres não está registrado em nenhuma das fontes pesquisadas durante esse período, principalmente nos jornais e imprensa socialista do dia.

Houve greves e repressões de trabalhadores no período do final do século XIX até 1908, mas nenhum desses eventos está relacionado com a morte de mulheres na cidade de Nova York, que é suposto ter dado origem ao dia da mulher. Conclusão do Coté desta pesquisa é que não houve greve heróica, seja em 1857 ou em 1908, mas um feminismo heróico que lutava arduamente para fortalecer-se entre trabalhadoras americanas. A pesquisa para o 08 de março refez ao grupo mulheres americanas socialistas que lutavam por uma existência autônoma.

As fontes encontradas revelam o seguinte:
"Dia da Mulher" A primeira foi realizada em 3 de Maio 1908, no Chicago, presidido por Lorine S. Brown, documentado pelo jornal mensal "A Mulher Socialista". A comemoração foi realizada no Garrick Theather, com a participação de 1500 mulheres que "aplaudiram as reivindicações por igualdade econômica e política das mulheres, no dia dedicado aos trabalhadores do sexo feminino 'causas." Este dia foi dedicado aos trabalhadores do sexo feminino' causas, denunciando a exploração ea opressão das mulheres, mas defendendo, principalmente, o voto feminino. Igualdade entre homens e mulheres, a autonomia das mulheres, e, conseqüentemente, o voto das mulheres, foi defendida, dentro e fora do partido.

Em 1909, Dia da Mulher era uma atividade oficial do partido socialista e organizado pelo nacional das mulheres comissão, comemorado no dia 28 de fevereiro. A imprensa da época falou de uma "reunião de sufrágio mulher", para a votação das mulheres, em Nova York.
Coté descobriu que os socialistas americano sugeriu que o último domingo de fevereiro como o Dia da Mulher, mas no início, acabou sendo comemorado em várias datas diferentes. Um número crescente de mulheres trabalhadores aderiram ao Dia, inclusive grevistas e participação das mulheres continuou a aumentar.

Os jornais mencionam o Dia Internacional da Mulher de Nova York do dia 27 de Fevereiro de 1910, no Carnegie Hall, com 3.000 mulheres, onde as principais associações em favor do voto feminino se reuniram. Esta reunião foi organizada pelas mulheres socialistas, mas não socialistas mulheres também participou.

Está registrado que houve uma greve longa dos tomadores de Nova York Shirtwaist, que durou de novembro de 1909 a fevereiro de 1910, em que 80% dos grevistas eram mulheres. A greve terminou 12 dias antes do Dia da Mulher. Esta foi a primeira mulher a greve de grande amplitude denunciando as condições de vida e trabalho dessas mulheres, e demonstrando a coragem destes alfaiates, recebendo apoio massivo. Muitos desses trabalhadores participaram do Dia da mulher ea luta alargada para o direito de voto (conquistado em 1920 em todos os estados nos EUA).

Clara Zetkin, socialista alemã, propõe que o Dia da Mulher ou Dia da Mulher se tornar "um dia especial, uma comemoração anual de mulheres, seguindo o exemplo de nossos irmãos americanos". Zetkin também sugere, num artigo de jornal no Diegleicheit revista alemã do 28 de agosto de 1910, que o tema principal deve a luta pelo direito ao voto das mulheres.

Em 1911, Dia Internacional da Mulher foi comemorado por mulheres alemãs no dia 19 de março, e por mulheres suecas, juntamente com o 01 de maio, etc Em suma, foi celebrada em dias diferentes.

Em 1913, na Rússia, sob o regime czarista, o primeiro Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras pelo direito de votar foi realizada. As operárias russas participaram desta reunião, em Petrogrado e foram reprimidas. Em 1914, todos os organizadores do Dia Internacional da Mulher na Rússia foram presas, o que fez comemoração do dia impossível.

Em 1914, dia Internacional da Mulher na Alemanha foi dedicado ao direito das mulheres ao voto. E foi comemorado pela primeira vez na 08 de março, na medida em que podemos entender, devido à conveniência de a data em que ano.

Os socialistas Europeia coordenou as comemorações do direito de voto, conectando-o à emancipação política das mulheres, mas a data foi decidida em cada país, mas neste continente durante os anos de guerra, Dia Internacional da Mulher não foi dada tanta atenção.

Outra referência interessante, que indica as origens do 8 de março como Dia Internacional da Mulher, é a ligação entre esta data ea participação ativa das operárias russas em ações que levaram à Revolução Russa de 1917. A ação política das operárias russas em 8 de março - de acordo com o calendário gregoriano - ou a 23 de fevereiro - de acordo com o calendário russo - precipitou o início das ações revolucionárias que trouxe a vitória da revolução russa.

Alexandra Kolontai, líder feminista da revolução socialista escreveu sobre o fato e sobre o 08 de março, mas, curiosamente, desapareceu da história do evento. Ela escreveu, "O Dia das trabalhadoras em 8 de março de 1917 foi um dia memorável na história. A revolução de Fevereiro tinha apenas começado. "O fato também é mencionado por Trotski, dirigente da revolução, na História da Revolução Russa. No texto fica claro que as mulheres começaram a greve geral, indo corajosamente às ruas de Petrogrado, no Dia Internacional da Mulher, contra a guerra, a fome ea czarismo. Trotski escreveu: "23 de fevereiro (8 de março) foi Dia Internacional da mulher e reuniões e as ações estavam previstas. Mas não imaginávamos que 'dia das mulheres' isso iria inaugurar a revolução. Ações revolucionárias foram previstos, mas sem data. Mas na manhã, apesar das ordens em contrário, os trabalhadores têxteis deixaram o seu trabalho em várias fábricas e enviaram delegados para pedir apoio à greve ... o que levou à greve em massa ... todos saíram para as ruas. "

Podemos, portanto, ver que a revolução começou como uma consequência da organização popular que superou a oposição dos líderes do partido. A iniciativa partiu dos trabalhadores mais explorados e oprimidos mulheres: os trabalhadores têxteis mulheres. O número de grevistas foi em torno de 9.000, a maioria mulheres. A partir destes relatórios, entendemos que o Dia da Mulher foi o vencedor, era enorme, mas sem vítimas.

Renée Coté encontra documentos de 1921 da Conferência das Mulheres Comunista Internacional, onde "uma camarada búlgara propõe o 8 março como data oficial para o Dia Internacional da Mulher, em memória de iniciativa das mulheres russas pessoas."

Depois de 1922, Dia Internacional da Mulher é comemorado oficialmente em 8 de março.

Essa história se perdeu nos registros oficiais da história tanto o movimento socialista e história do período. Faz parte do passado histórico e político das mulheres e do movimento feminista de origem socialista no começo do século.

Algumas feministas européias na década de 70, incapazes de encontrar a referência concreta às operárias têxteis em um incêndio em 1857, em Nova York, considerou um fato mítico. Mas essa hipótese foi descartada devido ao grande número de fatos e eventos vinculando as origens do Dia Internacional da Mulher a esquerda mulheres americanas.

Várias hipóteses têm sido levantadas sobre a 08 março e ligações em falta, na busca de uma compreensão mais profunda.

É um facto que em Nova York, EUA, os trabalhadores da indústria têxtil havia denunciado as suas condições de vida e trabalho e foram também entrar em greve. Este momento de organização das trabalhadoras era parte de um grande processo histórico de transformação social que tornou possível para as mulheres para lutar pelos seus direitos, por igualdade e autonomia, participando do contexto social e político que motivou a criação de um Dia Internacional da Mulher que representou as lutas das mulheres, das conquistas e da necessidade de organização. Por conseguinte, é necessário ligar os fios de histórias neste período juntos.

Para este fim, há um relatório que precisa ter as suas fontes marcada, sintetizado por Gladys Gassen (em um texto para FETAG trabalhadores rurais), indicando que, em março de 1911, 18 dias após o dia da mulher e não em 1857 ", em uma mal ventilados fábrica têxtil que ocupava os três últimos andares de um prédio de 10 andares da Companhia Triangle Shirtwaist, NY, um incêndio começou que envolveu 500 mulheres, mulheres jovens, mulheres judias e italianas imigrantes - que estavam trabalhando em condições precárias, com a piso coberto com materiais e resíduos inflamáveis em toda parte, sem saídas de emergência, sem mangueiras de incêndio ... Para "impedir a interrupção do trabalho", a empresa havia trancado a porta com uma chave. Quando os bombeiros finalmente conseguiram alcançar os andares onde as mulheres eram as mulheres eram, 147 mulheres já tinham morrido, carbonizadas ou esmagadas na calçada, onde haviam se lançado em desespero. Após esta tragédia, um Comitê de Investigação de Fábrica foi criado em Nova York, uma comissão que havia sido solicitado 50 anos. Isto é como a história das leis de proteção à saúde ea vida começou. O líder sindical Rosa Schiederman organizou a presença de 12.000 mulheres no funeral das operárias da fábrica para expressar sua dor e perda e declarar solidariedade a todas as mulheres trabalhadoras. "

Assim, embora seja necessário continuar a busca de memórias perdidas, o que é certo é que todo um ciclo de lutas, numa era de transformação social grande, até as primeiras décadas do século XX, tornaram o Dia Internacional da Mulher o símbolo da ativa das mulheres participação na luta por mudanças em suas vidas e na sociedade.

Por isso, comemorar em uma base anual, como fizeram nossos antepassados, as nossas iniciativas e conquistas, avaliar as nossas lutas e atualizando nossa agenda de lutas pela igualdade entre homens e mulheres e para um mundo onde todos possam viver com dignidade.