sábado, 24 de março de 2012

O Brasil perde um dos maiores humoristas de todos os tempos



O ator humorista cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho faleceu aos 80 anos de idade e 65 anos de carreira na tarde da última sexta-feira (23/03), no Rio de Janeiro.
Quando se fala em humorismo no Brasil, vem sempre à nossa mente as figuras de Oscarito e Vasconcellos, mas quando se fala em humorismo para todos os públicos e gostos, quem nos chega à mente é a imagem de Chico Anysio. Seu talento e genialidade produziu mais de 200 personagens de sucesso que o tornou um dos maiores humoristas do Brasil. Chico se destacou no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
Um talento genuíno, que deixou este mundo, para fazer sorrir o plano superior. Chico Anysio, pela primeira vez, fez o Brasil ficar triste. O luto decretado em suas duas terras amadas – Maranguape, onde nasceu, e Rio de Janeiro, onde viveu e morreu – representa a consternação pela perca, irreparável para a arte da interpretação e da criação.
Chico não morreu na memoria do povo brasileiro, além da morte física, há vida, e aqui ele deixou uma vida inteira, de criações e contribuições para arte cênica de natureza humorística, mas é bom lembrar que ele teve algumas participações em trabalhos dramáticos e não cômicos. Mas os trabalhos que eternizou o seu nome em vida, foram os humoristicos, mais de duzentos inesquecíveis personagens.
Chico, você é imortal e inesquecível. E esta não é uma homenagem de morte, mas um reconhecimendo dos que fazem o Latuscultus à sua vida! Esta é uma homenagem de vida! De uma vida inteira dedicada ao rádio, televisão e ao teatro, com criações únicas e sem apelações, aproveitando-se apenas da sua genialidade e sua inigualável veia cômica.