terça-feira, 15 de setembro de 2009

Realitate: Pseudas igrejas cristãs produz alienação


Noites de luta e reggae enchem igrejas evangélicas no Brasil


A igreja Renascer em Cristo promove uma noite de "Extreme Fight". Seguidores da igreja vestiam jeans e tênis, muitos com bonés virados para trás, e se alinhavam num ringue de boxe temporário para aplaudir lutadores de jiu-jitsu de peitos desnudos.Eles gritavam quando o favorito dos fãs, Fabio Buca, resistiu ao seu oponente após vários minutos. Eles ficaram frenéticos quando o "Pastor" Dogão Meira, de 26 anos, abateu o seu opositor, segurando ele com uma chave de braço por apenas 10 segundos de luta. Diga foi isto que Cristo ensinou? Isto é cristianismo? Ou é uma associação com fins lucrativos que produz indivíduos alienados.

Depois da luta do "Extreme Fight", lutadores e público fazem oração em igreja da cidade de São Paulo. Com a multidão ainda insandecida e euforica, o "pastor" Mazola Maffei, vestido em calças militares e camiseta, pegou o microfone. Maffei, que também é o treinador de luta de Meira, então deixou a multidão absorta com um sermão sobre a ligação entre esportes e espiritualidade. "Vocês precisam praticar mais o esporte da espiritualidade", ele recomendou. "Vocês precisam lutar pelas suas vidas, pelos seus sonhos e ideais".A Renascer em Cristo está entre o crescente número de pseudas igrejas evangélicas que surgiram no Brasil nas últimas décadas que estão encontrando maneiras de envolver as pessoas jovens sem uma fundamentação verdadeiramente cristã, pessoas que nunca foram católicos nem tão pouco protestantes. Para aumentar suas fileiras usam varias estratégicas. De noite de luta à música reggae, de videogames a tatuadores no local, as igrejas ajudaram a fazer o movimento pseudo evangélico o movimento "religioso" que cresce mais rápido no Brasil.Igrejas protestantes não fundamentalistas estão atraindo brasileiros que nunca tiveram uma religião ou nunca se encontraram com fiel em uma, e estes estão cada vez mais indo para longe do verdairo cristianismo. Não podemos comparar estas falsas igrejas com as igrejas que possuem embasamento bíblico e que são tradicionais. Dizem que o catolicismo está perdendo terreno para estas mercadoras da fé, mas creo que não porque estas pessoas nunca foram católicas. Como pode se perder o que nunca se teve. No primeiro século de nossa era existiram pseudo igrejas com "flexibilidade na expressão religiosa" e o apostolo Paulo as condenou. Será que a serenidade e a asteridade do verdadeiro cristianismo é um fardo. Se encontrar um lugar para conhecer pessoas é só ir ao clube, a praia ou ao shopping.disse.No meio do movimento jovem, a Renascer em Cristo sofreu sua parcela de controvérsia. Os líderes da igreja, Estevam e Sonia Hernandes, voltaram ao Brasil no mês passado depois de passar vários meses em uma prisão americana por tentar entrar clandestinamente com mais de US$ 56.000 nos Estados Unidos, incluindo US$ 9.000 escondidos numa Bíblia. Eles ainda enfrentam acusações de fraude, apropriação indébita, evasão de impostos e lavagem de dinheiro no Brasil.
Seguidores de Paulo, Pedro e Jesus Cristo não pode deixa magem de suspeitas de ações ilicitas, e ou tra que o próprio jesus Cristo nunca acumulou tesouros. Coidado com estes falsos profetas,falsos pastores... Cristo não é uma mercadoria na prateleira de um buteco da esquina.
A Renascer procura produzir seus peseudos pastores cada vez mais mais jovens, que possam se relacionar melhor com adolescentes produzindo uma teia que os envolvam. Meira é um pseudo pastor jovem.